quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ter um irmão especial

Saindo um pouco do tema que eu adoro que é: moda plus size e experiências de uma gordinha, até mesmo pq a proposta do blog é falar sobre tudo que eu ver e que passar na minha cabeça, hj eu tava vendo na ana maria braga, a reportagem com o issami tiba ( n sei se ta escrito certo), autor de vários livros bons ,que eu já li alguns, sobre a questão do filho único..
E que na pesquisa na Inglaterra viu-se que filhos únicos são mais felizes dos que os que tem irmãos..Eu acho que a pesquisa realmente está correta, pelo menos por um prisma..
Se fossemos aprofundar sobre isso teríamos que questionar os padrões de felicidade escolhidos pela pesquisa, e afinal o que seria felicidade p eles..
Mas minha intenção n é aprofundar sobre isso..Acho que com certeza se vc n tem irmãos, n tem os conflitos gerados por pessoas que convivem na mesma casa, logo então é mto mais fácil vc se achar plenamente feliz, tendo em vista que toda a atenção da casa é p vc e vc n tem que competir com ninguém..Quem tem irmãos tem que aprender a dividir, a conviver, então passa por situações de maior stress, então claro nem sempre se sentirá feliz, principalmente se tiver ciúmes do irmão ou inveja.
Mas aí eu te pergunto: quem vc acha que aprende mais?o filho único ou o que tem irmãos?
Lógico o que tem irmãos..Que aprende desde cedo que tem que dividir suas coisas, que mesmo que seus pais n estejam ali sempre eles te amam, que aprende a lidar com o conflito..
Claro que tem casos que eu já vi que um dos pais ou os dois privilegiam sempre um filho em detrimento de outro..Então o filho se sente tão sozinho e inferiorizado que se sentirá como se fosse filho único e talvez desconte sua tristeza no próprio irmão..As vezes irmãos que seriam até amigos se tornam inimigos pela forma como os pais lidam e intermediam a coisa..
Pq venhamos e convenhamos: essa história de eu amo meus filhos de maneira igual é uma grande lorota!Lógico que seus pais n vão admitir que tem mais afinidade com um dos filhos, mas é visível isso..
Amor lógico que vc tem por todos, mas de maneiras diferentes..Como em qualquer lugar sempre tem aqueles que vc tem mais afinidade como na escola, no trabalho, isso tb existe dentro de nossa casa, e é hipocrisia fingir que n existe..
Todo pai e mãe tem o filho que tem mais afinidade, que colabora mais dentro de casa e etc.
Até aí normal..Só n pode é vc tudo privilegiar um e diminuir o outro e nem ficar comparando os dois o tempo todo..
Bom aí em meio a esses pensamentos todos, fiquei pensando e aquele filho que tem um irmão especial?Aliás isso é algo que ninguém discute já repararam?Eu mesma quando tava escrevendo sobre isso na minha monografia n achei um livro siquer..Achei uma matéria mto pequena numa revista e só..O resto tudo fui eu que escrevi.
Bom volto a repetir, pq nem todos sabem disso, tenho um irmão especial que teve mielomeningocele e hidrocefalia quando ele nasceu.P quem n sabe o que é isso, explico rapidamente: ele nasceu com uma bola de liquido nas costas, operaram p retira-la e a agua subiu p a cabeça e teve que por uma válvula p a agua escoar..Ele é um menino lindo, feliz, tem 14 anos já, anda na cadeira de rodas, e tem um distúrbio neurológico e alguns resquícios de autismo..
Mas eu sinceramente n vejo meu irmão pelo olhar desses diagnósticos médicos todos e sim pelos olhos de irmã que ama..
Eu sempre aceitei plenamente meu irmão, aliás p mim no início eu nem entendia qual a diferença dele p as outras crianças..Eu tinha onze anos quando ele nasceu entao n tinha mta compreensão dessas coisas.
Sempre convivi com perguntas como: mas vc n tem ciume n?afinal a atenção da sua mãe é toda p ele..vc n se sente jogada de lado n?
Parece que sempre o capetinha usa a boca de pessoas menos instruidas espiritualmente p nos atentar..Mas era de coração que eu respondia NÃO p todas essas perguntas..
Incrivel nunca senti ciume dele mesmo..Parecia que eu já estava preparada p ter um irmão especial..Difícil compreender p quem n tem uma filosofia espírita, mas p quem tem entenderá perfeitamente.
Sempre o amei e sofri com suas internações como se fosse meu filho..
Não vou ser hipócrita de dizer que é fácil..N é, mas quando se tem amor pode-se tudo.
Não é fácil vc ter sua mãe menos perto de vc, n é fácil vc levar a culpa por tudo sempre, mesmo que seja de maneira indireta e o principal: n é fácil a responsabilidade que se ganha sendo a irmã mais velha de um irmão especial..
As pessoas agem com vc como se da noite p o dia vc tivesse que entender tudo.Da noite p o dia vc tem que amadurecer e se tornar responsável pela sua vida e até mesmo pelas coisas da casa..
Tive que me tornar o braço direito e o esquerdo da minha mãe..Até ensinar como a empregada devia arrumar a casa ficou p mim, e olha que eu tinha onze anos..
Aconteceu um problema quem vai resolver?Chama luciana e é assim até hj..
Sou como uma secretária p mamãe, mas eu sinceramente gosto de ajudar, me sinto útil..
Tive namorados que n entenderam, que terminaram comigo pq meu ritmo de vida é outro, apesar de meio doidinha, minha mãe e meu irmão são tudo p mim, então se me chamarem eu desmarco o que tinha marcado, eu largo o que to fazendo p ajudar..
Ainda bem que arrumei um companheiro que é super compreensivo e até me admira por eu ser assim..Claro que tenho minha vida, minha individualidade, e isso nunca foi desrespeitado por minha família, nunca me senti na obrigação de fazer nada..
Agora se eu tenho tempo pq n ajudar?Amor incondicional é assim, pelo menos ao meu ver..
Apesar de eu amar eles e compreendê-los as vezes me sinto sozinha..Ás vezes me sinto filha única..Claro sou um ser humano, n sou e nem tento ser uma super mulher..
Antes eu me matava mas tinha que atender a todo mundo: namorado, amigos, cachorro, papagaio, periquito..rsrsHj n mais..Hj eu faço tudo dentro do limite, to aprendendo a dizer não há alguns amigos..Tava até falando isso com uma amiga minha ontem..
Se vc vai além do seu limite vc se cansa, se sente esgotada, acaba com sua saúde e no fim das contas ninguém reconhece..
Faça o que der, de boa vontade sempre, e o que n der naquele momento diga: olha agora n vai dar, mas posso fazer mais tarde..
Eu tive uma amiga, pseudo-amiga, quando era mais jovem e tinha aquela coisa de "queria fazer parte de um grupo", "queria sair com uma galera" ( na minha adolescência p mim era tuuudo andar com sua galera aff), que sempre que ela precisava de mim eu tava lá, ela vinha na minha casa chorando, cheia de problemas, eu sempre a ouvia, aconselhava, quando ela queria sair, eu saía com ela, agora quando ela tava bem ela me esquecia..Saía com as amigas dela que se achavam, que tinham algum dinheiro e só usavam roupas de marcas e eu aqui ficava esquecida.
Quando eu precisava n podia contar..P vcs terem idéia houve um ano novo que marquei com ela dela passar na minha casa que era caminho p irmos na praia juntas e ela n veio.Sabia que eu tava sozinha em casa e n foi e nem me ligou..Depois eu soube que ela foi p a praia com as ditas amigas e eu sobrei..
Um belo dia quando ela disse vamos sair?to precisando conversar com alguém..Eu juntei minha força ( pq p mim é mto difícil dizer não) e disse: não. chame as suas amigas p conversar ué..vc n precisa de mim..
Ela se sentiu no direito de ficar magoada, dá p acreditar?
Nunca mais vi essa fulana, nem sei por onde anda..
Hj em dia tenho poucos, mto poucos mesmo, amigos verdadeiros, acho que 3 contando com meu marido e minha mãe e uns dois três conhecidos por aí que de vez em quando sentamos num barzinho, conversamos e é só..
E eu sou feliz..Hj vejo que n preciso da aceitação de um grupo, e nem de um grupo p me reafirmar..Quando a gente é jovem é mto bobo..
Família do comercial de pasta de dente tb n preciso..Parente é serpente..
Minha família se constitui em mãe, mano, padrasto e marido, aé e meus dois filhos gatos> joaquim e sabrina.
A maturidade me fez ver que n preciso de números..Preciso de pessoas verdadeiramente humanas ao meu lado e que me amam e me aceitem como sou, mesmo que n concordem com tudo que eu faça..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS