sábado, 18 de dezembro de 2010

Natais diferentes

Bom gente semana de natal já e hj resolvi fazer um post falando sobre natais diferentes..
Explico-me: como eu tenho uma família que se restringe a marido, mãe e irmão, meus natais sempre foram loucos..
Minha família nunca se prendeu a padrões, sempre comemorou natal e ano novo do jeito dela..
E tivemos natais e ano novo que nem foram comemorados..Ou pq eles viajaram ou pq n foram comemorados mesmo..rsrsrs
Então os natais que participamos de uma ceia típica foram filando na casa dos amigos..rsrs
Agora na nossa casa mesmo só teve uma vez, que foi uma verdadeira merda (desculpem o palavreado)..
Minha vó agitou que tinha que ter ceia, eu fui na onda dela e agitei tb e me fudi..
A ceia em si foi deliciosa, o problema foi o pós-ceia..A cozinha aquela zona e sobrou p eu lavar..
Resumo da ópera fiquei até duas da manhã lavando louça..
Nunca mais quis fazer ceia..rsrsrsrs
Mas esse ano deu vontade, e vamos fazer aqui em casa..Será o primeiro natal que eu vou dar e tomara que dê tudo certo.Mas como serão três pessoas só acho que a parte da louça ficará tranquila..
Bom algumas comemorações diferentes nossa de natal: já comemos pizza, já comemoramos indo almoçar fora dia 25 num lugar legal, já fizemos a ceia no dia 25 na hora do almoço,já fizemos um lanche colonial com presunto, queijo, pão e etc.
A única coisa que sempre foi costume nosso foi: comprar uma caixa de bombons e fazer a rabanada..Nossa gente a rabanada que minha mãe faz..Hummmmm
Esse ano vai ter rabanada mas quem vai fazer sou eu..rsrsTomara que dê certo..
Bom quanto ao ano novo eu já passei alguns na praia e outros nas montanhas..
Aí pensando em costumes diferentes de natal, que eu até ouvi falar no twitter hj de comer pipoca no natal, resolvi pesquisar costumes diferentes de natal e ano novo e olha o que encontrei:

Natal em outros países:

"Na Alemanha, um pão doce simboliza o Natal há mais de 500 anos. Em Espanha, o presunto ibérico bate recordes de vendas nesta época. Nos EUA, são as decorações típicas da época, com pais natais insufláveis e muitas luzes, que mais pesam no bolso das famílias. Na Grécia, a moda é substituir árvores de Natal por barcos iluminados. Em Inglaterra, há 150 anos que não se dispensa uma espécie de bombinhas colocadas ao lado de cada conviva na noite de Natal.
Em Portugal tem-se o bolo-rei e na Itália o panetone, e na Alemanha o natal é acompanhado pelo stollen há mais de cinco séculos.
Já nos países asiáticos e em alguns países do Oriente Médio, onde a concentração de cristãos é bem reduzida, as comemorações são, evidentemente, bem mais restritas.
Na Ucrânia e na Polônia as comemorações se iniciam após o aparecimento da primeira estrela do dia 24. Isso seria um sinal que simboliza a chegada de Jesus. Em muitas casas, as famílias ficam nos jardins ou quintais observando o céu à espera da primeira estrela.
Essas duas etnias também têm o costume de preparar doze pratos diferentes para a ceia, representando os doze apóstolos. A refeição não inclui carne vermelha. Na Ucrânia, geralmente são utilizados legumes, vegetais e brotos na preparação da ceia, destacando o potencial agricultor do país.
Os espanhóis, por exemplo, só realizam a troca de presentes no Dia de Reis, 6 de janeiro, porque foi quando os reis magos visitaram e levaram presentes para o menino Jesus. Na Holanda, as entregas dos presentes acontece no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Na Áustria, um costume que permanece há anos é colocar os sapatos nas janelas na noite do dia 24, para poder ganhar os presentes. Essa tradição era repetida no Brasil há muitos anos, mas foi perdendo força e acabou esquecida.


Religiões sem comemorações

Alguns povos, com religiões e crenças diferentes, que vivem no Brasil não costumam celebrar o Natal. Segundo Cláudio Seto, vice-presidente da Sociedade Cultural Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, o Natal não é uma data comemorada pela grande maioria dos japoneses, onde a religião dominante é a budista.Nós que moramos aqui acabamos participamos das festividades, porque a data é especial para a população brasileira.

Os muçulmanos respeitam a figura de Jesus mas não comemoram o Natal. O Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, dedica um capítulo inteiro a Jesus. Para essa religião, Jesus seria uma apóstolo, e não filho de Deus, diferentemente do que se pensa nos países ocidentais.

Os indígenas também não festejam a data. Edívio Battistelli, assessor especial para assuntos indígenas do governo do Estado, também ressaltou que a grande maioria das comunidades indígenas de todo o País não possui o costume de festejar o Natal.É muito diferente da nossa cultura real, que é diretamente ligada à natureza. Nós ressaltamos os valores dela como a água, o sol, a lua, o mar, as plantas. Mas a maioria não leva a data em consideração, explica.

A comunidade judaica comemora o Hanuká (festa das luzes) no período de 20 a 27 de dezembro, não festejando o Natal. Para os judeus, essa comemoração de oito dias celebra a vitória da profundidade e da riqueza da cultura judaica. Uma única característica similar entre as duas festas familiares é a troca de presentes. No judaísmo, assim como o islamismo, não existe a crença na encarnação e na cruz. O nascimento de Jesus não é um fator para a religião judaica."

Outras duas religiões que eu sei que n comemoram natal são os maranatas e os testemunhas de jeová..
Bom os maranatas pq dizem que n existem provas de que Jesus nasceu no dia 25 e que essa data é estabelecida pelo comércio e eles n querem entrar nessa de consumismo e costumes pagãos..
Os testemunhas de jeová mais rigorosos ainda n comemoram nem aniversário..
Sobre o aniversário olha a explicação:
"Baseiam sua premissa em duas passagens bíblicas. Argumentam que nestes dois relatos de aniversários natalícios na Bíblia (teoricamente únicos), ocorreram coisas que desagradaram a Deus. Portanto, a partir deste argumento decidiram adotar uma posição contrária a comemoração de aniversários natalícios.

São os relatos:

- Genesis 40:20: um faraó mata seu padeiro durante um aniversário natalício.

- Mateus 14:6: rei Herodes mata João Batista (ou Batizador, como queira) durante uma festa de aniversário

só que aí vem o argumento que derruba isso:
Serão estes argumentos realmente válidos? Será mesmo que a Bíblia não relata outros aniversários natalícios? Aparentemente, ao menos uma família o fazia. Leia o seguinte relato:

"4 E seus filhos foram e realizaram um banquete na casa de cada um [deles] no seu próprio dia; e mandaram convidar suas três irmãs para comerem e beberem com eles. 5 E dava-se que, tendo os dias de banquete completado o ciclo, Jó mandava santificá-los; e ele se levantava de manhã cedo e oferecia sacrifícios queimados segundo o número de todos eles; pois, dizia Jó, "meus filhos talvez tenham pecado e amaldiçoado a Deus no seu coração". Assim Jó fazia sempre." - Jó 1:4,5

Ao que o texto indica, a festa mencionada era mesmo de aniversário natalício (isto ainda será discutido). E Jó não somente participava, mas como é deixado claro, isso era um costume deles. Afinal, "assim fazia Jó sempre"! Mas, como sabemos que a expressão "cada um [deles] no seu próprio dia" referia-se a um aniversário natalício? A resposta vem logo após:

"Foi depois disso que Jó abriu a boca e começou a invocar o mal sobre o seu dia. 2 Jó respondeu então e disse: 3 "Pereça o dia em que vim a nascer, Também a noite em que alguém disse: 'Foi concebido um varão vigoroso!'" - Jó 3:1-3

Interessante que o livro Estudo Perspicaz das Escrituras (editado e publicado pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados) cita que o termo hebraico utilizado em Jó 1:4 (yohm) não é aplicável a festividade de aniversário natalício, ao dia específico do nascimento. No entanto, a mesma palavra hebraica aparece no supracitado Jó 3:1,3, referindo-se indubitavelmente ao dia específico do nascimento - e não a outro período ou época, conforme afirmado no Estudo Perspicaz. Assim, a utilização do termo hebraico yohm em Jó 3:1,3 deixa claro que o mesmo se aplica ao dia do nascimento - embora não a uma comemoração em si, na forma como apresentado em Jó 1:4.

Resta alguma dúvida de que a expressão "seu próprio dia" ou "seu dia" refere-se ao dia do nascimento? Portanto, se Jó e seus filhos comemoravam regularmente "seu próprio dia", se comemoravam o dia do seu nascimento, o que estavam eles comemorando senão o aniversário natalício?"
Quem quiser ler o texto todo é só ir no link:

http://elderspov.tripod.com/doutrina_comemoracoes_02.htm

Sei que aqui estou falando do natal, mas achei interessante colocar essa do aniversário, pq sempre tive curiosidade de saber pq eles n comemoravam..E até mesmo p que se algum testemunha vier discutir conosco sobre isso nós tenhamos respaldo bíblico p jogar por terra.
Agora sim pq eles n comemoram natal:
"
Nós testemunhas de Jeová não comemoramos o natal por ser uma data pagã, Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, isso foi uma invensão da igreja para atrair os pagãos e funcionou colocaram uma festa pagã no lugar e deram o nome de "festa cristã".

Uma pergunta quem aqui que visse um doce no lixo pegaria para comer?
Por mais bonitinho que o doce pareça, ele está sujo ou impuro pois está no lixo não é verdade?
Assim são certas festividades, podem parecer boas, mas têm origem impura. Isaías 52:11" Não toqueis em nada impuro".
É a mesma coisa essas festas dão honra aos deuses a que foram feitas no passado não ao Deus verdadeiro Jeová, nem mesmo ao seu Filho Jesus Cristo.
A bíblia é igual para todos ,você não vai encontrar nela nada que te diga pra comemorar o natal ou qualquer festa pagã, pelo contrário devemos "fugir da idolatria". A bíblia só fala de uma única data 14 de nisã( a páscoa) que é a morte de Jesus a qual ele disse "persiti em fazer isso em memoria de mim".
Nas enciclopedias antigas o Natal tem raízes pagãs.
"As saturnais também influíram na escolha de 25 de dezembro. Essas festas, em honra do deus romano da agricultura, ocorriam de 17 a 24 de dezembro. Eram marcadas por festejos, folias, e troca de presentes."

Se quisermos agradar a Deus devemos nos afastar de qualquer feriado ou dia santificado, ou que tenha origem pagã.
O livro Origens Sagradas de Coisas Profunda diz: " Por dois séculos após o nascimento de Cristo, ninguém sabia e poucos se importavam em saber, exatamente quando ele nasceu."
Mesmo que os discípulos de Jesus soubessem a data de seu nascimento, eles não o celebrariam.
Porque como diz a enciclopédia World Book, os primeiros cristão"consideravam um costume pagão celebrar a data de nascimento de qualquer pessoa". As únicas comemorações de aniversários natalícios mencionadas na Bíblia são as de dois governantes que não adoravam a Jeová ( Gênesis 40:20; Marcos 6:21) As celebrações de aniversário natalícios também realizadas em honra a deuses pagãos. Por exemplo, no dia 24 de maio os romanos comemoravam o nascimento da deusa Diana e, no dia seguinte, o de seu deus Apolo. Assim as celebrações de aniversário natalícios estavam ligadas ao paganismo, não ao cristianismo.
Também os cristão do primeiro século não comemorariam o aniversário de nascimento de Jesus, eles provavelmente sabiam que essas comemorações tinham ligações com supertições.
Por exemplo, gregos e romanos dos tempos antigos acreditavam que um espírito acompanhava o nascimento de cada ser humano e o protegia pelo resto da vida." Esse espírito tinha uma relação mística com o deus cuja a data de nascimento era a mesma que a da pessoa", diz o livro The Lore of Birthdays( A tradição dos Aniversários Natalícios).
Jeová certamente não se agradaria de qualquer celebração que ligasse Jesus com a supertição ( Isaías 65:11,12).

Temos que ter em mente a quem queremos agradar a Jeová a ou homens?
Se a Jeová temos que nos afastar dessas festas pagãs.
Nós acreditamos em Jesus sim, ele é nosso salvador, só não é e nunca quis ser o Deus Todo- Poderoso Jeová.
Jesus faz clara distinção dele e de seu Pai Jeová.
(1Coríntios 15:24-28)
Assim como no passado os cristãos não deveriam participar de festas pagãs nós também não o fazemos, mas muitos ditos cristão participam e ainda critica quem se mantem afastado delas."

Bom acho interessante as comemorações diferentes e respeito os orientais por n comemorarem, agora essa explicação dos testemunhas p mim é ridícula.
Mesmo que dia 25 n tenha sido nascimento de cristo, em algum dia cristo nasceu e isso deve ser celebrado nao?
A maioria das famílias comemora com sua família, fazem orações, n vejo nada de pagão nisso sinceramente..

Um comentário:

  1. Ps: como eu achei mta coisa de natal, p o texto n ficar mto grande deixei os de ano novo p o ano novo..bjos

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS