sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

E o preconceito faz mais uma vítima

Bom gente tô postando o caso hj pq ele só chegou ao meu conhecimento hj, como se tivesse acontecido ontem.Mas na verdade aconteceu dia 17 de fevereiro, sexta-feira da semana passada, as vésperas do carnaval.
Acho que com isso do mundo parar por causa do carnaval o que aconteceu nesse interim só chegou agora no nosso conhecimento..
Mas vamos a matéria:

"Na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, véspera de Carnaval, houve uma festinha na escola e Roliver de Jesus foi para a escola em clima de festa.Mas nem na festa deixaram ele em paz e ele acabou se tornando alvo de piadas. Uma colega do menino disse que crianças e adolescentes fizeram uma roda ao redor do menino, que foi humilhado e empurrado.
"Eles o chamaram de gay, bicha, gordinho... Às vezes ele ia embora chorando", comentou.
Depois dessa humilhação toda ele chegou calado em casa e se enforcou com o cinto da mãe e foi encontrado já desacordado pelo pai. Roliver chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
A vítima deixou uma carta pedindo desculpas pelo suicídio e dizendo que não entendia porque era alvo de tantas humilhações.
Na escola onde Roliver estudava, outras estudantes sofrem com a violência psicológica. A mãe de uma aluna contou que a filha de 10 anos é vítima de bullying e que perdeu a conta de quantas vezes levou a situação ao conhecimento da direção. "Eu tenho coragem e falei com a diretora, mas ela não resolveu nada até hoje", acrescentou. 
A imagem que ficou para Karen Raquel Tenente, amiga do estudante, é de um menino alegre e sonhador. Para ela, ainda é difícil acreditar no que aconteceu. "Ele dizia que queria ser um grande artista", finalizou.
Os pais do menino que se matou afirmam que já tinham pedido a transferência dele para outra unidade de ensino. 
A família alega que os abusos já tinham sido comunicados à direção da escola. "Eu não tinha denunciado a situação desse meu filho, mas de outro. O Conselho Tutelar também sabia. Eu pedi o remanejamento dos meus três filhos, mas disponibilizaram vagas em escolas diferentes", lamentou a mãe, Joselia Ferreira de Jesus.    
 
"Essa mãe falou conosco da situação dos três filhos e nós disponibilizamos três escolas, mas ela não efetivou a transferência", argumentou a secretária de Educação, Vânia Carvalho de Araújo."

Bom gente aqui no Estado onde eu moro está todo mundo chocado com isso.Eu vi no Jornal A tribuna que pelo visto o menino já sofria bullyng há mto tempo por ser gordinho.
Eu fiquei mto triste de ler que o preconceito mais uma vez venceu.O que eu queria ler é qual trabalho a escola pretende fazer com esses alunos que vitimavam esse menino, pq tem que conscientizar as crianças de que crueldade não é coisa normal , e que toda a atitude deles produz um resultado e que nesse caso foi o suicídio de um menino novo que tinha a vida pela frente.Qual a punição que eles terão?Vão ser suspensos?Terão que fazer acompanhamento psicológico?Ou mesmo eles tendo estimulado um menino a se matar vai ficar tudo por isso mesmo??
Pelo que li na matéria parece que mais uma vez tudo será sufocado e ninguém fará nada.Já não fizeram antes enquanto estava acontecendo o bullyng.Mudar a criança de escola é mto fácil né, difícil é tentar trabalhar com essas crianças o respeito às diferenças.Eu como formada em pedagogia e gordinha fico mesmo INDIGNADA!!!!!!!!!!!!!!
Meo mudar de escola não vai adiantar nada, lá na outra escola ele vai continuar sofrendo bullyng.Mudam os algozes, mas o problema continuará o mesmo!Cadê a proposta pedagógica para combater isso???Cadê a conscientização desses alunos????Meo a "secretária de educação" tb incentivando a transferência..Essa mulher é formada em quê, alguém me diz por favor!Pq se for em pedagogia eu vou ali rasgar o meu diploma!!!!!!
Como que ela quer que uma mãe pobre leve seus 3 filhos todo dia cada um para uma escola diferente, longe uma da outra??????De ônibus????O problema desses secretários que estão lá em suas salas com ar condicionado e seus carros com ar é que eles esquecem de como é ser pobre e que a vida não é fácil para quem o é.Se você se coloca como secretário de educação tem que ser para querer fazer algo pela educação e não apenas pelo salário gordo e a possibilidade de ficar o dia todo na sua sala sem fazer nada..Só faltou dizer que a culpa é da mãe..Fico revoltada!!!!!!!!
A pergunta que eu faço é: até quando?????Se vc não quer fazer a diferença meo dá essa vaga para quem queira.Quem vai curar a dor que essa família está sentindo??Esses meninos vão continuar fazendo isso, pq ninguém pensou em trabalhar com eles isso..
Indignada, Luciana


6 comentários:

  1. Chocada com a noticia , aqui no estado de SP a gente nem ficou sabendo .
    Nossa , penso no desespero dessa mãe ,desse pai , ao encontrar o filho morto , o preconceito destruiu uma familia inteira,acabou não só com a vida desse menino mas de todos da familia .
    Realmente praticamente a culpa foi praticamente jogada aos pais , como se mudar de escola toda hora fosse solução . Hj em dia as crianças e adultos tbm estão mais e mais individualistas , intolerantes com o proximo , a gente ve o preconceito "mascarado " e "descarado" em todo lugar .As crianças são o reflexo dos adultos , sofremos com o preconceito por sermos gordinhas(os) de tempos em tempos , mas é que como somos adultos conseguimos contornar situações , deixamos pra lá as vezes , e outras lutamos , agora criança não consegue agir assim , nossa me lembro até hj do preconceito que eu sofria na escola , na epoca eu queria morrer ... criança , não sabe lidar com a situação .
    Temos que nos indignar sim , cobrar , protestar ... pq se continuar desse jeito vai ser dificil . essas crianças tem que ser trabalhadas psicologicamente , como ninguem ve isso , fingem né , pq é mais comodo !
    to indignada !
    Serio tenho medo de colocar meu filho nesse mundo !

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais triste!Imagino o que esta família está sentindo e que carma ruim os funcionários dessa escola estão pegando, por permitirem que coisas assim aconteçam! Sempre que vejo relatos assim, me preocupo com meus filhos.Tenho bem claro isso: sempre pergunto aos meus filhos, gosto de dar umas incertas pela escola.Se isso começar a acontecer com meus filhos, aviso a escola apenas uma vez.Se acontecer de novo, tiro da escola e entro com um processo.Sei que esses processos são demorados, mas os responsáveis da escola vão sofrer também!
    bjns
    http://cadernocolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que absurdo, fiquei chocada. E sabe o que é pior? Ninguém faz nada!

    Amada, obrigada por tudo e mesmo estando longe, por estar ao meu lado.
    Te amodoro, amiga linda!

    ResponderExcluir
  4. Luciana, obrigada pela sua visita no Blog!
    Gostei muito de conhecer os seus pensamentos, ideias e divagações.
    Quanto á essa notícia que você publicou o fato em si já é um absurdo e a falta de divulgação dessa notícia é mais ainda!
    Parabéns pelo blog!
    Letícia

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus o que´e isso só Deus na causa,precisa urgentemente de educação nesse país,alias precisa mais de Deus no coração das pessoas,isso é falta de Deus,que Deus console o coração desses Pais,que isso não aconteça mais,e que os pais fiquem mais atentos ao seus filhos,e que as pessoas sejam mais companheiras,que faça de seu coração a morada de Deus,que no coração de cada um more a alegria,a fé,a paz,a amizade e o respeito,pois é o que precisamos!!
    Bjão!!

    ResponderExcluir
  6. Luciana,o que dizer diante de uma noticia assim?

    Fiquei chocada e completamente triste em ler algo tão cruel.Cruel porque se não fosse a crueldade do ser humano esse menino ainda estaria vivo.

    Meu Deus o que a família vai fazer diante de uma situação dessa?

    Vai,sofrer,sentir a dor de perder um filho,ter que acostumar com a dor,o que não irá acontecer nunca.

    Enquanto a justiça estará escondendo esse assunto em baixo do tapete,pois se existisse realmente justiça o mundo inteiro já estaria sabendo.Os melhore advogados iriam querer defender essa família que agora clama por justiça.

    Mas infelizmente isso não vai acontecer.

    Todos saíram impunes enquanto essa família estará catando os cacos do chão e tentando viver suas vidas,mas por mais que juntem os cacos do chão,por mais que colem peças por peças,a dor continuará.

    Poxa vida não é porque o menino era gordinho que ele não tinha sentimentos.

    Sabe Luciana as vezes as pessoas pensam que nós gordinhos(as)não temos sentimento,mas pelo contrario temos sim.

    E não queremos mais descriminação.

    Sinto pela família desse garoto.

    Desculpe ter me prolongado tanto,mas tem tipo de coisas que eu não aguento.

    Obrigada pelo comentário deixado em meu Blog.

    Beijinhos fique com Deus

    Jéssyka

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS