quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Comer,rezar e amar

Oi gente tudo bom????Bom a maratona de filmes bombou no meu carnaval dos que eu vi no cinema os filmes que eu vi, gostei e recomendo é Motoqueiro fantasma 2 em 3d e A beira do abismo.
Quanto aos dois livros que eu sugeri no post passado e disse que iria aprofundar no próximo post, vou ficar devendo, mas prometo detalhar no próximo post ok??
Hj eu quero falar de um dos filmes que vi no dvd e confesso que antes não tinha visto por achar que deveria ser palha.Mas foi uma grata surpresa ver que é um filme rico.Comer, rezar e amar.
Bom eu imagino que o livro deve ser mil vezes melhor, tô doida para lê-lo.




Bom para quem não gosta de detalhes da história já sabe, pare de ler por aqui pq eu vou falar heheAh é lembrando que é melhor ver o filme na versão do diretor que é mais completa que a versão de cinema.Tem partes importantes que na versão cinema são cortadas.
Bom agora eu vou falar do filme.
Olha gente o começo do filme mexeu mesmo comigo, pq eu sou casada ja tem uns dois anos, no papel vai fazer dois anos, e estou passando por essa fase crítica, que é a das divergências.Começo de namoro é aquela coisa perfeita, o friozinho no estômago, o cara é o perfeito cavalheiro, o foco é só nas qualidades.
Passou esse primeiro ano de relacionamento, ou até menos, vem os conflitos, os atritos e chega no ponto que a   Liz descreve em seu livro/filme: a mulher tem a tendência de tentar ser quem o homem quer que ela seja, com isso chega um ponto que o homem não a reconhece mais e nem ela mesma se reconhece.
O mais doido disso é que quando nos apaixonamos, nos apaixonamos por quem aquela pessoa é, suas peculiaridades é que nos atraem, então pq com o passar do tempo queremos mudar o outro?È algo a se questionar.
"Todo mundo fica assim no começo de uma história de amor: quer felicidade demais, prazer demais, até adoecer." (liz)
O homem principalmente tem essa mania de querer nos mudar, principalmente quando temos a personalidade forte e o espírito livre da Liz.
E eu nesse ponto sou quinem ela.Tem uma parte do filme que ela e a amiga conversam da vez que ela inventou de reformar a cozinha e tentar ser a dona de casa perfeita e ela diz que fez isso para seu casamento dar certo.Mas ela dentro dela sabia que não nasceu para isso.Como eu sei que não nasci para isso.
Posso estar passando por um momento "do lar" mas não tem jeito, essa não é minha essência.
E não tem jeito nossa sociedade ainda é machista e os homens ainda colocam a arrumação do lar nas nossas costas.Quantas mulheres que eu conheço que trabalham dentro e fora de casa.O fato de vc trabalhar não te exime de ter que arrumar casa.O homem acha que se ele lava uma louça, se ele cozinha é mto favor, no nosso caso é nossa obrigação de mulher.
EU odeio isso!!!!!!!!Brigo mto com meu marido por isso, pq eu não aceito isso!Aqui em casa ele tem que ajudar sim, mesmo que seja de cara feia!!!
Eu falo com ele que se eu for a empregada da casa eu quero começar a receber pra isso rsrsrsE quero carteira assinada..hehe
Liz no começo do filme primeiro se questiona mto sobre essas coisas, depois tem certeza que o amor acabou e se divorcia.Ela afirma sobre o casamento: "Vejo o casamento como uma operação que costura duas pessoas uma na outra, e o divórcio é um tipo de amputação que pode levar muito tempo para sarar. Quanto mais tempo se fica casado (...) mais difícil de se recuperar"
Enquanto ela passava por esse processo de recuperação ela nos solta mais uma pérola: "Algum dia você vai olhar para trás e pensar que época deliciosa de luto ele foi. Vai ver que estava lamentando a sua perda, e que o seu coração estava despedaçado, mas que a sua vida estava mudando!"
Outra frase mto show dela sobre divórcio:"sair de um casamento é difícil (...) é o impacto emocional que é de matar, o choque de sair do caminho conhecido de um estilo de vida convencional e perder todos os agradáveis confortos que mantém tanta gente neste caminho para sempre"
Aí ela arruma um namoradinho e depois do começo ela viu os mesmos problemas ressurgirem que é o que faz ela querer sumir, querer viajar o mundo para se reencontrar e aí sim poder voltar a abrir seu coração para o amor.
O que eu me questiono e gostaria do comer, rezar e amar 2 é do segundo casamento dela, se não caiu na mesma coisa..ou como o cara é mais maduro ele tem uma outra cabeça..
Pq eu mesma vejo que muda o relacionamento mas a novela é a mesma: começo tudo lindo depois vem as brigas e o outro querendo mudar quem somos.E ai o que fazer?????
Liz escreve outro livro aí para nós rsrsrsrs
Parte da resposta é isso que ela fala: "cuide dos problemas agora ou vai ter que sofrer de novo mais tarde, quando estragar tudo da próxima vez (...) sair dessa repetição sem fim para um novo nível de compreensão - é ai que você encontra o céu"
Nossa babei na viagem dela na Itália, lugar lindo, aquelas comidas todas, hummmmmO italiano tem mesmo a cultura de tudo ser permeado pela comida e um bom vinho.Me identifiquei pq o italiano fala não só com a voz como com as mãos.Acho que vou para a Itália lá eu serei considerada normal rsrs; aqui me chamam de lavadeira, faladeira e etc rsrsrsrsrsrs Lá ela conhece a expressão Dolce far niente[doçura de nao fazer nada], que é aquele dia que vc tira para vc n fazer nada mesmo, vc tem um momento só seu, um tempo só seu, para apreciar uma boa comida, uma boa música ou o que vc quiser. 
Na índia ela tem contato com seu Eu, aprende o silêncio, aprende a meditar.O que eu particularmente não sei como..Mesmo quando estou em silêncio estou pensando mil coisas quinem a Liz logo que ela tenta meditar.
Sou mto ansiosa.
Disso ela afirma: "Aprender a disciplinar a fala é uma forma de evitar que suas energias se esvaiam de você pelo buraco da boca, exaurindo você e enchendo o mundo de palavras, palavras, palavras, em vez de serenidade, paz e contentamento"
E o filme termina com ela em Bali aprendendo algumas lições preciosas com o Kentuk, um xamã local.Eu achei que aprofundou mto na Itália e na Índia e quando chegou em Balli meio que correu.Espero que no livro tenha mais partes sobre a viagem de Balli.
Tem uma parte tb que o namoradinho dela fala essa frase:
"E se a gente simplesmente reconhecesse que nosso relacionamento é ruim, e mesmo assim ficasse junto? Se admitisse que a gente enlouquece um ao outro, que está sempre brigando e quase nunca transa, mas não consegue viver um sem o outro, por isso agüenta tudo? Daí a gente poderia passar a vida inteira junto... infelizes,... mas felizes por não estarmos separados."
.A resposta que ela manda para ele da Itália é linda..
E realmente é o que a gente faz.Chega um ponto que a gente sufoca alguns pensamentos nossos pq n quer brigar, chega um ponto que a gente tenta ser quem não é.
Realmente é um filme lindo, com locais de filmagem lindos, Julia Roberts literalmente incorpora a Liz, vale a pena ver.Uma frase que tem minha cara: "e nada deixa uma controladora tão puta da vida como a vida não fazer o que ela queria"
E para fechar algumas frases mto lindas retiradas desse livro/filme:

“Perder o equilíbrio às vezes por amor faz parte de uma vida equilibrada.”

"O local de descanso da mente é o coração.”

“Um conselho: tente não desmoronar o tempo todo ou então isso se torna um hábito"

“Leve o tempo que precisar para sarar, mas não esqueça de um dia compartilhar o seu coração com outra pessoa.”

“Ter um filho é como fazer uma tatuagem na cara. Você precisa realmente ter certeza de que é isso que você quer antes de se comprometer.”

“As pessoas acham que a alma gêmea é o encaixe perfeito, e é isso que todo mundo quer. Mas a verdadeira alma gêmea é um espelho: a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa que chama a sua atenção para você mesmo, para que você possa mudar a sua vida. Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre? Não! Dói demais. As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra camada de você mesma, e depois vão embora. “

“Aprenda a lidar com a solidão. Aprenda a conhecer a solidão. Acostume-se a ela, pela primeira vez na sua vida. Bem-vinda à experiência humana. Mas nunca mais use o corpo ou as emoções de outra pessoa como um modo de satisfazer seus próprios anseios não realizados.“

“Galopamos pela vida como artistas de circo, equilibrados em dois cavalos que correm lado a lado a toda velocidade – com um pé sobre o cavalo chamado ‘destino’, e o outro
sobre o cavalo chamado ‘livre arbítrio’. E a pergunta que você precisa fazer todos os dias é: qual dos cavalos é qual? Com qual cavalo devo parar de me preocupar, porque ele não esta sob meu controle, e qual deles preciso guiar com esforço concentrado"

“Imagine que o universo é uma imensa máquina giratória. Você quer ficar perto do centro da máquina – bem no eixo da roda-, e não nas extremidades, onde os giros são mais violentos, onde você pode se assustar e enlouquecer. O eixo da calma fica no seu coração. É aí que Deus reside dentro de você. Então, pare de procurar respostas no mundo. Simplesmente retorne sempre ao centro, e sempre vai encontrar a paz.”

Espero que tenham gostado
Beijos Luciana

3 comentários:

  1. Esse filme eh mesmo muito profundo! da pra fazer muitas reflexoes em cima dele do que realmente eh importante para nos!

    Gosto da forma como vc escreve! detalhista mas sempre colocando sua personalidade, experiencias... nao eh so um resumao do filme! =)

    Juliana Gomes

    ResponderExcluir
  2. O filme é maravilhoso e o livro imperdível!Já li e reli mutas vezes e sempre encontro uma nova mensagem.bjns

    ResponderExcluir
  3. Ju realmente dá para refletir sobre uma série de coisas esse filme..Ainda estou refletindo sobre ele hehe
    obrigada pelo elogio!eu realmente amo escrever!
    principalmente de filmes que eu vi e gostei, de assuntos que me puxam e etc.
    fico feliz que tenha gostado!
    =)

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS