segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Começando a falar sobre reeducação alimentar

Bom gente há uns dois posts atrás contei como foi minha experiência de vida com dietas, engordar, emagrecer e disse que estou querendo perder 10 quilos, mas sem pressões..Quem n tiver lido e quiser ler é só abaixar a tela..
E hj vou começar a falar sobre reeducação alimentar e nos meus planos p chegar rumo a esses dez quilos a menos tranquilamente..
Primeira preocupação minha é minha saúde..Já marquei inclusive médico, pq quero fazer exame de sangue e ver como estão minhas taxas...
A partir do mês que vem vou começar a fazer academia, n pq quero me iludir que chegarei a 60 quilos não, mas sim pq quero ser uma gordinha saudável.
Já tentei pedalar e andar no calçadão, mas está na hora de ser realista: n dá certo..Um belo dia chove ou ás vezes a semana toda e é a desculpa perfeita p eu n fazer exercício..Com a academia n terei desculpas..
Acho que o primeiro passo de quem quer manter uma rotina saudável e perder cinco, dez quilos como eu é vc ser honesta p si mesma..
E outra academia vc vê outras pessoas fazendo e se sente mais estimulado..
Outra coisa: n quero virar psiquica por academia não..Vou fazer exercicio de segunda a quinta..4 dias por semana, os outros tres dias, incluindo feriados vou descansar...
Seja realista: se vc começa ja fazendo todos os seis dias da semana vc enjoa logo..
Se vc achar 4 dias mto faça só três ou dois e quando se sentir confortável aumente o número de dias..Com certeza depois vc vai querer aumentar pq quando começamos a nos exercitar nos sentimos mais bem dispostos, fica mais difícil ficar doente, pq o organismo adiquire mais imunidade..
Além de ser honesto é necessário traçar um plano p que vc n canse logo disso e volte a vida sedentária de antes..
Ser gordinha n é sinônimo de ser doente..Podemos passar a vida toda fofos mas com o exercicio em compensação nunca teremos colesterol alto, pressão alta e isso é o mais importante!
Bom a academia só vou poder entrar no começo do mês que vem, que é quando eu terei dinheiro, aí entrei no passo 2: quais mudanças de hábitos eu poderia fazer agora..
Aí relembrei que tem algumas frutas e legumes que eu gosto, só tinha mto tempo que n comprava..Aí fui no supermercado e comprei..
Isso é outra coisa importante: n se force a nada..coma as verduras e frutas que vc realmente gosta..Eu por ex: odeio abóbora e chuchu então n vou comer essas duas, mesmo que todas as dietas do mundo me digam p comer todas as verduras e frutas do mundo..
Eu comprei alface e tomate, lembro que em toda dieta que eu fazia o alface era a vontade, o que é ótimo, pq eu adoro comer alface com tomate..
Comprei tb couve, que eu amo couve e comprei cebola roxa, pq eu soube que a cebola crua faz mto bem ao coração, mas nunca consegui comer pq acho a cebola normal mto ardida, mas minha mãe me deu a dica que a cebola roxa é menos ardida e resolvi experimentar..E n é que é verdade?Com uma simples troca to conseguindo comer cebola crua e ajudando meu coração..rsrs
Outras coisas que eu tb acho gostoso e dou dica p gordinhos que dizem que n gostam de nenhuma verdura e fruta experimentarem: taioba, inhame (adorooo), espinafre, brócolis ( engraçado que da galera dos verdinhos eu gosto de todos: amo folhas!rs), couve..
Vamos a algumas frutas tb: manga, morango, melão, melancia,mamão e goiaba ( eu simplesmente sou apaixonada pela goiaba: goiaba fruta, goiaba picolé, goiaba suco, qualquer forma de goiaba.Meu marido me chama de goiabinha rsrs E olha que interessante que eu descobri na internet dos nutrientes que a goiaba tem e o que ela faz:

"*reduz o colesterol e ajuda a emagrecer
*contém grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis

A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias, auxilia no combate a infecções e hemorragias. Também fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física.
A espécie de polpa vermelha é benéfica na redução do colesterol e da pressão sangüínea. Isso acontece porque a fruta é rica em licopeno e em fibras solúveis. Este tipo de fibra possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras. Ingerir um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.


Achou a goiaba demais? Pois além de todas essas vantagens, a fruta ainda possui baixas calorias. Uma unidade com 100 gramas, por exemplo, tem pelo menos 57 calorias. Até o famoso Romeu & Julieta é uma opção de sobremesa mais light. A clássica combinação de goiabada (30 gramas) com uma fatia de 25 gramas de queijo prato soma apenas 171 calorias."

Não é o máximo????Eu n sabia disso tudo e já amava goiaba agora então que sei vou comprar direto..rsrsrs

Outra fruta que me surpreendeu e que eu n dava nada por ele foi o morango:
"Morango rejuvenesce e elimina o colesterol ruim,melhora a memória e combate o reumatismo”


Bom feitas minhas compras todas de melhoria da qualidade de comida da minha geladeira, comecei a inserir no meu dia a dia essas coisas..Por ex:Eu sou alguém cujo erro grave é n comer de manhã, simplesmente n consigo e n sinto fome..
Então qual substituição eu fiz?Passar a comer pelo menos uma fruta de manhã..Sei que qualquer médico diria: tem que comer mais que uma fruta de manhã..Tá eu sei disso, mas uma fruta é melhor do que n comer nada concorda?Ontem comi mamão e hj manga de café da manhã..
Adorei essa inovação!Não me sinto forçada a comer café da manhã e só como frutas que eu realmente gosto..Se algum dia n tiver fruta vou tomar um iogurte no lugar da fruta..
Outra coisa que tomei a decisao n dizem que temos que fazer seis refeições por dia?
Farei duas refeições mesmo e o resto p n dizer que n comi como o que seria um lanchinho: fruta ou iogurte ou um biscoitinho água e sal..
Barra de cereal nuuuuuuunca!Odeioooooo!P mim tem gosto de isopor com açucar n dá...
Melhor do que n comer nada certo?
Bom daqui a um mes eu digo se tá dando resultado..Mas o que quero dizer com isso p vcs é que temos que adaptar as reeducações alimentares p nosso estilo..
Cada ser e unico n dá p querer impor uma dieta igual p todos..
Outra coisa: n me privarei de nada..se privar é um erro..dá mais vontade ainda de comer o negócio e quando vc finalmente come, come uns mil de uma vez..
O conceito de reeducação alimentar:

"Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.

A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada."

Esse site tem as tabelas de quantidade dos alimentos que deve ser ingerido, as substituições que vc pode fazer e como pode montar o cardápio, gostei mto desse site:


http://cyberdiet.terra.com.br/reeducacao-alimentar-2-1-1-357.html

Outro site tb mto bom sobre o assunto é:

http://www.dietaebeleza.com/reeducacao-alimentar-1500-a-1800-calorias-evite-o-efeito-sanfona/

Uma consideração que achei bem legal é que se pode comer o arroz com feijão..Nas varias dietas que ja fiz eles sempre me pediam p escolher e eu apesar de preferir arroz queria comer um pouco de feijao nem que fosse o caldinho..Esse conceito ja mudou agora arroz e cereal e feijao leguminosa n pertencem mais ao mesmo grupo e eu posso comer os dois adorei..
Dá p perceber que a reeducação alimentar é mto mais flexível e por isso mto mais fácil de ser feita do que uma dieta comum..Bom por hj é só quando eu começar a pegar firme na academia eu venho aqui e conto os resultados...

Um comentário:

  1. Menina, que lição, adorei!!!
    Eu já estou na dieta, devagar e sempre!!

    Amada, ótima semana pra você.
    Beijos, te adoro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS