terça-feira, 2 de março de 2010

Parentes X Família

Bom para quem leu o título e se sentiu boiar, se questionando: ué parentes e família n é a mesma coisa???
Eu vos explico:Não não é..
Eu tb já pensei que fosse, mas nos últimos seis meses descobri que n é..
Mtas vezes me perguntei pq existiam duas palavras que queriam dizer a mesma coisa..
Eu sei que a nossa língua portuguesa é a rainha de sinônimos, mas sempre preferi o mais simples..Uma palavra que designasse cada coisa..Talvez por isso eu tenha dificuldade de responder quando me pedem uma outra palavra de mesmo significado p que entendam o que estou falando.
Voltando a minha temática, sei que a essa altura vcs vão querer o significado racional das duas palavras..E eu cito aqui logo abaixo o significado delas no dicionário:
"Família_Núcleo formado pelos pais e filhos. grupo de pessoas com a mesma origem, grupos de pessoas unidas pelo mesmo interesse."
Em um outro dicionário: "família é um conjunto de pessoas com características comuns que vivem na intimidade do lar, que se comunicam, se amam e ajudam uns aos outros."
Este segundo por sua vez é o que mais se aproxima de onde quero chegar.
Parentes_Diz-se dos ascendentes, descendentes e colaterais de uma família por consanguinidade.
Parentes para mim a explicação está perfeita..
Explico-lhes minha tese depois de 6 meses de pesquisa..
Família como o segundo significado diz é aqueles que se amam e ajudam uns aos outros..
Quem ama protege, zela, trata com carinho, tem palavras de afeto, ajuda, apóia..
N entendo pq as pessoas banalizam tanto o amor..Hj em dia te amo virou obrigada..Todo mundo fala p qualquer um em qualquer esquina..
Estou falando do sentimento verdadeiro e n dessa hipocrisia que virou...
Nem todo mundo que ama vc, que se importa com vc, tem o mesmo sangue que vc, mas a partir do momento que ela se importa com seu bem estar, que vcs tem uma relação sólida de afeto mútuo, ela passa a ser da sua família..Seja marido, amigo etc...
é o que eu chamo de parentela espiritual..são ´pessoas que a conversa flui, existe afinidade..
Já o parente como tb o dicionário disse são aqueles que tem o mesmo sangue que vc e só..
Algum parente pode ate ser família mas se ouver a afinidade, a troca saudável, o amor incondicional..
Aquele parente pilantra que arma pra vc, que te põe na maior roubada é só parente mesmo, só compartilha o seu sobrenome mesmo nunca será da sua família..
Por isso que a frase: família é a que a gente escolhe é brilhante..Pq família é quem te adota e vc adota no coração..
Por isso p mim só importa quem é da minha família..Parente que n contribua em nada e só sabe cobrar, só sabe me pressionar, se acha dono da razão sinceramente dispenso...

Um comentário:

  1. Amiga, como vc sempre diz: amigos são a família que escolhemos. Você sinta-se amparada por uma família, não de sangue, mas, com uma força espiritual tão forte, que nem a distância pode separar...

    Volte para os que te amam de verdade. Eu e Isa estamos de braços abertos esperando vcs!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS