segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vai brincar!

Estava a conversar com algumas sobrinhas menores do meu marido, que por tabela viraram minhas sobrinhas tb, e fiquei a escutar o papo com atenção..
Meninas de seus 13,14 anos já preocupadas com o futuro, o que querem ser, como que vai ser..Uma delas que tem 18 anos já estava fazendo ensino médio e técnico ao mesmo tempo e trabalhando tb..
Perguntei a ela pq ela n acabou primeiro o médio p fazer o técnico nem ela soube me dizer..A mãe dela me disse que ela vive perdida sem saber o que quer de fato, que ja começou mtos cursos e largou todos, que ja fez balé, ingles e largou tb..
Fiquei pensando em como os tempos realmente são outros e que hj em dia crianças entre 10 e 16 anos e até mesmo de menos idade são levadas as responsabilidades da vida cedo..Um jovem de 20 anos já é lançado no mundo como adulto, alguém que já é maior de idade e já tem que se virar sozinho.
Vemos meninos de seus dez anos já com uma rotina acelerada de adulto, tem uma semana agitada no qual fazem mil tarefas: inglês, natação, judô isso sem contar a escola já que o ensino ja está bem puxado tb.
O brincar que no meu tempo era estendido pelo menos até os 15 anos, hj em dia só vai até os 7 anos e se bobear até menos..Crianças recém nascidas já vão p creche, são retiradas do seio materno cedo e logo são introduzidas a mamadeira e a chupeta.
As frases: "ele tem que aprender a se virar no mundo"," tem que criar o filho p o mundo","os pais n são eternos","se ele fizer várias atividades agora que é criança, quando adulto ele estará mais bem preparado p um dia a dia agitado e p cumprir suas tarefas" são comuns na boca dos pais...
E eu me pergunto até que ponto isso é bom?Estamos respeitando as fases da vida ( bebê, criança, adolescente, jovem e adulto) ou estamos pulando fases a nosso bel prazer sem pensar nas consequências?
Estamos formando adultos que serão responsaveis ou estamos transformando a criança num mini adulto?
Crianças como Maisa que age como um adulto, aquela mini pastora que sabe de cor várias pregações, aquela mini lady gaga,ao invés de nos fazer dar uma pausa e pensar no caminho que estamos tomando, faz a maioria de nós, não eu, bater palmas e achar tudo lindo..
Os pais, principalmente algumas mães já criam o filho querendo que ele faça algo diferente p fazer um vídeo colocar no youtube e com sorte o gugu chamará a miniatura de adulto p o programa dele..
Eu pergunto: cadê a infância?o respeito pela inocência?
Eu já vi mtas mães que o nenêm tem meses ainda e ela já começa a buscar coisas diferentes já, algumas já colocam o filho como superdotado..Com um ano e meio dois já começa a fazer de tudo p a criança falar e até mesmo ler, p elas poderem posar de olha como meu filho é inteligente!Acho que ele é superdotado!
Outro dia trocando de canais na tv vi o menino que com três anos já identifica letras e algumas palavras e a mãe lá toda posuda se sentindo..
Claro que p as mães o filho é tudo, é o mais lindo, é o mais esperto e melhor ainda é quando pode provar que é mesmo diante do mundo..
Acho que se ele sozinho chega a essa inteligência aos tres anos tudo bem, agora se ele chega pq é forçado e pq a mãe ou o pai fica instruindo e insistindo pq quer que com tres quatro anos seu filho seja um pequeno gênio, isso é ridiculo!
é um desrespeito com o filho n permitir que ele desfrute de todas as fases de sua vida em plenitude e querer que ele ao inves de curtir sua infância, de brincar, se torne um mini adulto com problemas de adulto inclusive..
P quem n sabe sou formada em pedagogia e na faculdade sempre discutimos a importância do brincar em sala de aula e em casa e que ficamos mto preocupados pq tem crianças que já viram p vc e falam: eu n brinco disso n professora, isso é coisa de criança..e vc pensa mas vc é o que criatura?????
Ai depois se a menina de onze anos aparece grávida, aí sim todo mundo se choca lógico..O que ninguem ve e que ela é tratada como adulto, condicionada a agir como adulta e se p ela ela é adulta, ela faz sexo como qualquer adulto..
Pq esse é o ponto ruim de pular de fases:ela chegará a fases como a da libido sexual extremamente cedo.
Isso que n entendo: a criança ficar com roupa curta dançando o tchan e lindo, agora ela grávida é um horror..Sabe qual o nome disso?Hipocrisia!!!!!!!
Sociedade mais hipócrita do caramba..
Então se vc acha sua filha de top e short curto dançando esses lixos como calcinha preta ou tchan lindo n se surpreenda se depois ela aparecer gravida ou se com onze anos pegarem ela no banheiro com um menino, isso ja aconteceu numa escola que eu trabalhava..
O pior é p os pais que querem que o filho tenha infancia..Esses poucos que tentam nadar contra a maré da mídia, que regulam o que o filho ve no computador e na tv, que compram brinquedos, o que é tarefa dificil pq quase todo brinquedo incita violencia hj em dia, desenhos tb, quando o filho vai p a escola pronto..ja volta te perguntando as coisas mais cabeludas rsrsrs
ai vc sente seu esforço ir ralo a baixo..eu falo mesmo que tenho medo de ter um filho o mundo do jeito que esta..
eu sinto tanta falta da minha infancia, dos meus brinquedos, lembro que ia p a escola sozinha ou a pé ou de onibus e n era perigoso, hj em dia os pedófilos estão ai,,violencia esta ai..
lembro de vc poder brincar na rua sem medo, as crianças se juntavam p brincar de queimada, pique pega, pique esconde, agora so ficam no computador..
Ontem quando ouvia a s minhas sobrinhas so pensava: Meo vai brincar!!!!!!!!Aproveita enquanto ainda tem tempo, o tempo voa e quando vc chegar na minha idade vai sentir falta da infancia perdida..

2 comentários:

  1. É linda... as crianças estão precoces demais e eu não acho isso bom, não.

    Amada, estou passando rapidiunho pq a enxaqueca tomou conta de mim rs, depois eu volto!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vixe...Jana também sofre de enxaqueca?! Tadinha! Voltando ao post: Concordo com seu pensamento meu anjo! Realmente, pelo menos comigo, eu busco fazer com que meu filho viva intensamente todas as fases possíveis que ele tenha. O aniversário dde 2 anos dele está programado pra ser igualzinho no nosso tempo, lembra como era? A gente que fazia o bolo, os beijinhos, brigadeiro, chocolate quente, suco...tudo bem natural? Pois é. Quero que meu filho viva isso ao invés de ir para um shopping ou buffet. Quero que ele viva a intimidade de comemorar sua data com a família dele. E pretendo fazer com que ele brinque até os 15.Faço qualquer coisa pra educação dele ser exatamente igual a que eu recebi. Muito bacana seu post! Xêro!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS