quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sugestões e opiniões de Robert Wong

Oi gente!
Hj tava vendo um dos 100 maiores palestrantes do Brasil, Robert Wong, na Ana Maria Braga e acho que ele resumiu bem a minha nova fase numa frase:"a pessoa tem que começar a cuidar da sua saúde enquanto está saudável e n deixar p quando estiver doente.."
Procurei sobre ele aqui no google mas infelizmente achei pouca coisa..Achei mto interessante suas palavras..
Ele é o autor do livro:"o sucesso está no equilíbrio"..e foi no programa p divulgar seu mais novo livro: "super dicas p conquistar um ótimo emprego.."
Achei interessante que ele disse que o mercado de trabalho está buscando pessoas que tenham conhecimentos técnicos e comportamentais.Ou seja: que conheçam mto de tecnologia mas que tb saibam se relacionar com outras pessoas..
Só que achar um profissional assim é mto raro..Por isso o que mais tem acontecido é contratar pessoas com competência técnica e depois demiti-las pelo comportamento pessoal.
Ele tb disse que uma coisa que vem mudando é a noção de competência. No passado, fomos ensinados que esse termo estava ligado a uma forma de competição. Ou seja, alguém só era considerado competente quando se mostrava melhor do que o outro em alguma coisa. E isso é um conceito muito relacionado à cultura ocidental.
Com o tempo, começa-se a entender que quando as pessoas vencem uma competição elas ficam satisfeitas com os resultados e entram em uma zona de conforto. Assim, existe uma tendência de substituir a competência pelo conceito de autocompetência, que seria a capacidade de não se satisfazer em ser melhor do que o outro e, sim, querer atingir a excelência individual.
Nosso modelo de mercado sempre estimulou a competição e isso foi muito além do razoável. As pessoas fizeram falcatruas e maquiaram números, só para dizer que as empresas eram melhores do que as outras. Existiu uma ambição desmedida e todo o excesso é ruim. Agora, muita gente começa a questionar esse limite e parte para a busca de um equilíbrio.
Perguntaram a ele: As empresas estimulam essa atitude mais equilibrada dos profissionais?
Resposta de Wong:Aquelas que são conscientes, sim. Elas não procuram mais as pessoas que produzem a qualquer custo, uma vez que começam a entender que isso não é legal. Existe uma compreensão de que as organizações precisam encontrar formas de ter crescimento contínuo e sustentável. Não adianta mais trabalhar com picos num mês para, logo em seguida, ter quedas nos números.
Questionou-se sobre as novas gerações que tem surgido e as mudanças que elas proporcionam e ele disse:Antigamente, a relação entre chefes e empregados era de cima para baixo, o que gerava um relacionamento autoritário. Graças às novas gerações, as empresas passaram a contar com um regime mais democrático e consensual, baseado em diálogo. A figura do líder todo poderoso acabou. Até nas empresas familiares isso tem mudado bastante.
Para quem está em uma posição de liderança, que tipo de atitude tende a motivar as equipes mais jovens?
Wong – De forma geral, erra-se ao utilizar a recompensa para conseguir melhores resultados das equipes. O erro está em atrelar um benefício ou um castigo à obtenção de determinados resultados e achar que a pessoa motivada pelo prêmio ou pelo medo vai correr atrás do objetivo.
Com o tempo, quem age assim começa a entender que isso tem uma vida útil muito curta. Pois da próxima vez que o líder quiser obter determinada performance da equipe ele vai precisar oferecer um prêmio ou um castigo ainda maior.
Esse tipo de motivação pode ser até válido em algumas situações, só que a palavra que faz realmente a diferença para os resultados das pessoas é inspiração. E como o próprio nome diz, isso não depende de fatores externos, deve ser algo que vem de dentro. A forma mais fácil de desencadear isso é ter amor pelo que se faz.
Como se busca a inspiração no trabalho?
Wong – O chefe pode estimular que as pessoas encontrem seus dons. Como? Mesmo não jogando golfe, quando eu vejo a performance inacreditável do Tyger Woods [considerado o melhor jogador do mundo] isso me inspira a descobrir algo no qual eu atinja o mesmo estado de excelência.
Interessante que ele deu como sugestão a um dos convidados da ana que tem 50 anos e está desempregado a mudar sua atitude..Ter mais auto estima, pois se ele continuar indo as entrevistas cabisbaixo e triste n vai arrumar emprego nunca..
O mercado de trabalho quer pessoas felizes e de bem consigo mesma..Que acreditam no seu potencial..
Mto bacana né? Acho super importante trazer a opinião de pessoas assim aqui p o blog, p ajudar a mudança de postura dos profissionais que estão empregados e os desempregados tb..
Eu estou desempregada e sei que realmente é algo que por vezes nos deixa tristes, é mto chato fazermos mil entrevistas e sempre ouvirmos a mesma coisa: te daremos uma resposta tal dia, ou aguarde nosso contato e a pessoa nunca mais liga..Na inglaterra tem-se uma postura diferente..
Se vc faz uma entrevista e vai mal, mesmo assim eles te ligam p dizer que vc n passou e ainda dizem o pq vc n passou, qual a postura errada que vc está tendo..O que é ótimo, pq a pessoa tem a possibilidade e a oportunidade de se corrigir, de se reciclar, de estudar e ampliar conhecimentos se for o caso..
Infelizmente aqui no Brasil n fazemos isso..E com isso se a pessoa estiver errando em algo, ficará nesse ciclo sempre, errando e n arrumando emprego nunca pq ninguém lhe diz o que está errado..
Até mesmo pq aqui no Brasil as regras são outras..
Vc pode ser super qualificado, comunicativo, mas se chega um profissional que n tem metade do seu currículo mas aceita ganhar bem menos ele rouba a sua vaga..
Quantos estagiários que estão roubando a vaga de nós que já somos formados?
Pq estagiário é mão de obra barata, tem um contrato simples, n precisa assinar carteira..
Infelizmente as empresas estão valorizando a mao de obra barata em detrimento da qualificação..
Isso fora que vivemos na política do Q.I.No qual ele domina tudo..No passado o Q.I. que dominava eram pessoas de Q.I. elevado, com alta qualificação agora o Q.I. que manda é o Quem Indica ou seja> vc pode ser um zé ninguém sem qualificação nenhuma, mas se vc conhece as pessoas certas vc tá dentro..
É tudo questão de fazer as amizades certas e puxar o saco das pessoas certas..
Eu como n sei puxar saco de ninguém e nem tenho conhecimento tô aqui no banco dos desempregados..
Eu já passei por uma grande irritação , passei certa vez no concurso da prefeitura de vila velha e fiquei esperando me chamarem..O que passou dois anos e n aconteceu..Sabe pq?Eles contrataram em massa vários profissionais no famoso esquema DT que é a designação temporária..Ou seja regime de contrato.
Então em resumo roubaram a minha cadeira de concursada por direito..Imaginem vcs, vc estuda p passar, sonha com isso e vem um fulano e toma a sua cadeira de concursada só pq é amigo do prefeito?
Dá mta raiva..
Quando eu passei na faculdade de pedagogia tinha uma menina na minha turma que nem o magistério tinha e já era diretora de uma escola da prefeitura..Sabem pq?Pq era amiga intima do prefeito..
Esses "esquemas" estão em toda parte, n é só nas empresas privadas não é tb em órgãos públicos..Aí eu questiono, o que uma pessoa como eu faz p trabalhar num mundo em que o quem indica impera?
Se nem mais por concurso nós conseguimos trabalhar?
Difícil né?Revoltante mas eu n desisto..Convido a todos que estão na minha situação a n desistirem tb..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS