sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Os tipos de cirurgia bariátrica

Oi pessoas do meu mundo blogueiro..rs
Primeiro quero falar p minha querida amiga virtual Miudinha: tenho te visto mto triste em seus posts do seu blog, sei que ás vezes tudo parece mto difícil e sentimos como se o mundo conspirasse contra gente, e quando as pessoas falam: se alegre..logo pensamos automaticamente: ta mas o que vc sabe da minha dor?vc tá dentro de mim p ver o que eu passo?
Mas eu quero cantar uma música p vc, no caso escrever mas me veja cantando rsrs, que minha sábia mãe sempre canta p mim quando tenho "um dia daqueles" ou estou meio tristinha: " certos dias de chuva/nem é bom sair de casa/agitar/é melhor dormir/ se vc tentou e n aconteceu/ valeu!/infelizmente nem tudo é/ exatamente como a gente quer.."
Quero ver vc sorrindo denovo viu?
Bom vamos ao tema de hj..Sei que tenho falado mto sobre a redução de estômago, mas fiquem tranquilos que n é pq penso em operar não viram?É pq conversando com alguns fofinhos conhecidos meus, inclusive os que estão pensando em operar eu vi que ninguém sabe nada praticamente dessa cirurgia!Eu mesma quando comecei as minhas pesquisas e leituras n sabia praticamente nada! E a pouca idéia que nós temos no geral é deturpada ou mito..Então quero usar meu blog como fonte de esclarecimento p as pessoas verem que essa cirurgia n é tão simples como dizem e o principal: que antes de pensar em operar vc tem que se informar e mto!N vá pela cabeça dos outros não senão vai acabar quinem aquele cara que eu mostrei aqui que se arrependeu amargamente de ter feito..Gastroplastia é quinem tatuagem é irreversível, é p sempre!
Outra coisa tenho mostrado outros métodos tb uns que já existem, outros que estão na fase de testes, p vc optar por aquilo que vc ache melhor!Pq médicos vão logo querendo diminuir nosso estômago e n falam das outras opções..Aí as vezes a pessoa opera e dali um tempo algum método talvez menos invasivo é criado e ela se arrepende..
Uma bem interessante foi a do meu post anterior no cérebro..Se vc n leu vai lá que valhe a pena!
Outra coisa, p vc dizer n quero, n pretendo operar vc tem que ter uma base..Quando eu dizia isso logo me perguntavam pq e eu como n sabia o que falar logo ia pelo caminho mais fácil: ah pq é uma cirurgia mto invasiva, que tem risco de morte e eu tenho medo..
Agora eu já falo todos os contras logo e logo a pessoa para de me encher..rsrsrs
Pq ela viu que eu fiz o dever de casa..hehehe
Bom hj vou falar sobre as 5 técnicas que existem hj no Brasil p vc fazer a redução de estômago:

> Banda Gástrica
Consiste em colocar uma prótese no início do estômago, criando assim um reservatório gástrico menor que leva o paciente a se sentir saciado com pequenas quantidades de alimento.
Atualmente essa técnica é pouco utilizada pq alguns anos depois da cirurgia essa prótese pode romper.
O SUS n oferece essa cirurgia e ela hj em dia custa em média de 10 mil reais.

>Gastrectomia vertical
Consiste em fazer um grampeamento no estômago, transformando-o em um tubo reto e fazendo o paciente comer menos.Ela tira a parte do estômago que produz grelina, o hormônio que altera a saciedade.
Essa técnica o SUS oferece, no particular custa de 11 a 20 mil reais, dependendo como for feita se vai ser por videolaparoscopia que são pequenos oríficios ou por laparotomia que é o corte abdominal.
*Não indicada p pacientes que tenham refluxo.

>Gastroplastia
é a cirurgia mais realizada no Brasil e existe há mais de 20 anos.Perde-se de 40% a 50% do peso num prazo de 18 a 24 meses.Reduz o estômago e desvia o intestino que não absorve tudo que é ingerido.
É oferecida pelo SUS e pela particular custa entre 11 mil a 20 mil reais.Dependendo como for feita..
*Essa técnica influencia produção de hormônios aumentando assim a sensação de saciedade e até pode regularizar a glicose..
Contra: pode provocar anemia na pessoa..

>Duodenal switch
Nessa técnica diminui-se o tamanho do estômago e altera-se muito o desvio intestinal.Dessa forma grande parte do que é ingerido não é absorvido pelo organismo.A perda de peso é em torno de 60%.
*Entre as vantagens dessa técnica está o fato de o paciente n ter mtas restrições alimentares e mesmo assim perder mto peso.Por outro lado o ponto ruim é que o paciente necessita de reposição de vitaminas.
É oferecida pelo SUS e na rede particular custa entre 12 mil a 24 mil reais.

>Colocação de Balão
Essa técnica não é uma cirurgia.É apenas um procedimento endoscópio que consiste na colocação de um balão no interior do estômago do paciente, diminuindo a capacidade de ingestão de alimentos.Deve ser usado por pacientes mto pesados que precisam perder peso p passar por uma cirurgia.
Não é oferecida pelo SUS e custa de 6 mil a 7 mil reais.

Vale ressaltar que todas as técnicas devem ser conciliadas com acompanhamento, dieta e exercícios físicos..

Minhas considerações:
Quanto mais tenho me informado mais vejo que só sei que nada sei.rsrs
Um exemplo da falta de informação: A maioria das pessoas, incluindo eu achava que cirurgia bariátrica e gastroplastia é a mesma coisa sendo que n é..
A bariátrica é a redução do estômago, e isso engloba todas as técnicas, a gastroplastia é só uma técnica só..
Outra coisa que eu tb li é que se vc optar de fazer pelo SUS prepare-se p esperar na fila por pelo menos dois anos...Agora o valor delas me surpreendeu..Tem plástica que é de 3 a 5 mil reais essas cirurgias não, a mais baratinha é dez mil reais! tá doido!eu n tenho dinheiro p isso..
Mesmo se eu pensasse em fazer só pelo preço já desistiria..rsrsrsrs
Pq n me formei em medicina meu Deus???Eu me tornaria cirurgiã gastro e ia ganhar rios de dinheiro só fazendo essa operação...rsrsrs
Isso sendo que a mais usada é a gastroplastia que a mais baratinha é 11 mil..
Agora o que mais achei interessante é que quase todo mundo que eu conheço que fez essa cirurgia ou vai fazer nas conversas comigo, me contando as palavras do médico, nunca me disseram que tinha 5 opções..Nunca ninguém me disse que o médico explicou os pormenores de cada uma e ele escolheu uma delas..
O que me leva a crer que os médicos agem como se só houvesse um tipo, que é o que em geral eles fazem que é a gastroplastia..Acho que não conheço um que tenha feito outra técnica sem ser a gastroplastia..Eles até falam dela como se fosse só ela que houvesse..
Tá vendo pq é importante se informar?
Médico hj em dia a bem da verdade, infelizmente, tá afim de ganhar dinheiro e só..
Se nós n nos informarmos, p vermos o que de fato queremos e o principal: se queremos mesmo nos arriscar numa mesa de cirurgia eles vão lá fazem a operação que p eles é a mais fácil, dizendo que só tem um tipo, pq as pessoas são desinformadas mesmo e pronto.
ESSAS COISAS TÍPICAS DE BRASIL ME REVOLTAM!

Um comentário:

  1. Nossa amiguinha vai ficar bem... ela é tão querida né?

    E quanto a cirurgia, eu acho que se, a pessoa tiver obesidade mórbida e correndo riscos por causa da gordura, tem que fazer sim.
    Obesidade é considerada uma doença, muito triste isso.
    Eu confesso que, se pudesse, faria sim.
    Tenho 31 anos flor e só nasci magra... sempre fui gorda e não deixo de me cuidaR, mas não é fácil.
    Enfim, sou GG, gostosa 2 vezes kkkkkkkkkkkkkk

    Beijos querida e linda semana.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS