segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Falando sobre obesidade e afirmações equivocadas de alguns blogueiros

Não deixe que as tendências digam que você não é linda

Boa noite gente!!!Andei visitando alguns blogs amigos, saibam que mesmo que eu não poste eu visito vocês sempre, e cheguei ao blog de uma criatura que eu não vou citar quem é porque ela não merece esse ibope todo....Que veio com uma idéia descabida de que grifes plus size fazem apologia a obesidade...Bom vi vários blogs amigos falando a respeito e concordo com todos em gênero,numero e grau.
Meo as grifes plus size só atendem uma demanda que surgiu: a das gordinhas que querem se vestir glamurosas!E que estão fazendo o movimento: abaixo roupa de velha!quero roupa moderna e sexy como qualquer pessoa normal...
Isso de dizer que é apologia a obesidade seria o mesmo que por exemplo: dizer que eu que calço 39 e reclamo que quero mais opções de calçados para pés maiores, porque nem toda mulher tem pezinho de cinderela, to fazendo apologia aos pés gigantes...Nada haver!
Esse post descabido, feito pela dita cuja me fez lembrar um fato que aconteceu há uns dias atrás.
Eu estava guardando para tornar um post aqui do blog e acho o momento propício.Uma pessoa falou nas minhas costas, e só falou na cara quando interpelada, que acha que preciso de tratamento..Sou muito feliz como gorda e isso não é normal..Que devo ter algum distúrbio psicológico muito grave que me faz distorcer a realidade.Porque sempre me refiro a mim como gorda,fofinha e nunca obesa..Que não estou vendo o quanto é grave a minha situação.
Eu respondi: refiro a mim da forma que eu quiser..Quando a pessoa é magra demais as pessoas chamam ela de palito,anorexica,bulimica,doente???Ou de peso baixo?NÃO!Ele é simplesmente magro...Então pq não posso ser simplesmente gorda??
Eu lhes pergunto: porra além da sociedade discriminar os gordos,agora vai querer pressionar o gordo que se aceita a ser infeliz e deprimido?So pq p ela é impossivel ser feliz sendo gordo????
Eu diria então a menina do post infeliz no blog que se as lojas plus size fazem apologia a obesidade( o que sabemos ser um disparate); ela faz uma apologia pior: a depressão.Porque se você diz não acreditar que um gordo pode ser feliz como é, você está o oprimindo a não se aceitar gordo, se ele for nessa sua onda vai gerar o que?depressão...
Pergunto a ela: então era melhor quando eu era infeliz,deprimida,chorando pelos cantos, sempre usando roupas largas e feias e achando que eu que tinha que me moldar ao que os outros queriam do que eu agora feliz,realizada, com roupas bonitas,me sentindo bem, de bem com o espelho??
Isso para mim não faz o menor sentido...
Carrego em meu corpo as marcas dessa depressão descabida, várias estrias que não vieram pela obesidade e sim pela depressão que me colocava em dietas malucas e no maldito efeito sanfona...Sinceramente não estou afim de adquirir mais estrias dos que as que já tenho...
E outra coisa: mesmo que n acreditem, eu emagreci muito mais quando me aceitei!Porque acabou o nervosismo, acabou aquela coisa de usar comida como fuga para descontar minhas frustrações..
Agora me alimento por fome...
Então o "normal" é ser infeliz consigo mesmo???Prefiro ser doida então...
Serei uma maluca beleza estilo Raul Seixas, porém imensamente feliz e de bem consigo mesma..
Acho que quem precisa da ajuda psicológica é a menina do tal blog e a pessoa que me recomendou terapia..Porque sabe o que vocês tem?Algo muito feio:INVEJA!!
Ao invés de buscarem a felicidade dentro de vocês mesmos, estão querendo levar os outros para o buraco da tristeza profunda e da depressão com vocês...Me dá muita pena..
Só me resta orar por vocês, que Deus tire essa trave de seus olhos....

Luciana Fernandes

14 comentários:

  1. Lindona esse texto da fulana fez muita gente repensar suas vidas pelo menos pra isso serviu tanta "mer"cadoria...
    Não somos totalmente livres de pré conceitos...mas pensar como ela já é demais viu !!!
    Essa busca a perfeição vai enlouquecer muita gente!


    @NanaP_inho
    http://meninacajuina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Aff....ficou fula da vida, com gente assim, não sei que blog é,mas infelizmente, nem todo mundo faz um blog com amor......eu uso o meu e tenho seguidores,que respeitam o jeito de cada um viver....a felicidade é unica......mas para cada um, ela é encontrada em locais diferentes....concordo com vc!O que deprime não é a gordura, e sim, a pressão pra vc emagrecer....passo por algo parecido...sou bem branquinha, e todo mundo me enche o saco que tenho que tomar sol.....não tenho muitas opções pra ficar indo na praia, e tenho casos de cancer de pele na familia, nao posso ficar bobeando nem com bronzeador....então....ema ema ema, cada um com seu problema,sou feliz do jeito que sou.....em busca do que os outros acham que é bom pra mim, pode custar minha saude......a-do-rei seu post....quero ser eu mesma, posso??????brigadu...............kkkkkk

    bjs bjs bjs-Irene
    http://estrela-guia2010.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Lu, tudo bem?

    Adorei a postagem, com essas palavras vc resumiu a situação que muitas meninas acima do peso vivenciam... sempre tem milhoes de pessoas nos cobrando emagrecer ou parar de comer...querendo nos jogar pra baixo.

    Não engordamos por "desejo" são tantos fatores que nos leval a ganhar peso e até hoje algumas pessoas pensam que somos gordas por "sem vergonhice", falta de vontade e tals...

    parabéns e continue a ser feliz como é! Aceitando-se!

    Beijo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, concordo plenamente com tudo. A felicidade não está em números, e sim em você, não importa o peso, o tamanho, o importante é sorrir pra vida.

    ResponderExcluir
  5. Luciana,
    Que post bacana,menina!
    Isso mesmo, ser feliz, se amar, é um direito que temos de nos aceitar como somos, e para isso é preciso ser MUITO MULHER!!!!!
    Sabe por que?
    A vida é uma só, não nos permite retoque!
    Escrever nossa história independente de manequim,n°de calçado, cor, raça e sei lá mais o que!!!
    O que é bom mesmo É SER FELIZ, e isso poucos conseguem. Por se engessarem na cobrança da sociedade.
    Bju gde

    ResponderExcluir
  6. Lu, precisamos nos amar do jeito que somos. E ponto final.
    Não está satisfeito consigo, mude!
    Gostei do post. Beijo!

    http://madamenutso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Bem amiga, nem preciso dizer o quanto eu achei esse seu post FANTÁSTICO! É isso aí! Me senti amparada pelas suas palavras. Eu queria tanto ter essa sua personalidade de se aceitar. Eu não me aceito assim e me acho feia, mas não fico deprimida por isso.

    Concordo. Essa pessoa que postou em certo blog isso que vc descreveu aqui foi super infeliz nas palavras e podemos arriscar que já que ela fala dessa forma, ela deve ser uma pessoa infeliz, não amada e que está morrendo de inveja de quem é feliz do jeito que é. Se ela não se aceita assim como eu, deveria pelo menos respeitar quem se aceita.

    ResponderExcluir
  8. Cara arrasou com esse poste véio. O_O
    eu tbm visito alguns blogs com esses tipos de postagens, e me sinto assim como vc gorda mais acima de tudo FELIZ... É o q eu sempre digo, não sou assim gorda pq como demais e tals isso é por causa do remédio q tive q tomar devido a minha doença então tive q me aceitar assim fofinha... Mais isso não me incomoda nenhum pouco. Já falei umas verdades p uma bloqueira tbm pq ela postou q nenhum gordo é feliz affe aquilo me revoltou. rsrs'

    Mias é isso ai, obg pela sua visita em meu blog e eu adorei aqui de verdade e estou seguindo.

    Beijo e boa quarta *-*

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de ter lido o que essa "fulana" como vc se refere escreveu.
    Pelo q li do seu blog e a reação das amigas com o dito cujo, tenho algumas considerações a fazer:
    1º não entendo o pq de tanta revolta, afinal cd um tem a liberdade de postar o q quiser;
    2º obesidade é DOENÇA; e, é difícil vc acreditar numa auto estima elevada, qdo se olha no espelho e vê sua barriga caindo sobre a vagina. Pq se não caiu, pode acreditar, vai cair;
    3º onde fica a auto estima qdo se perde o fõlego ao subir uma escada. Qdo se sobrecarrega as articulações com sobrepeso, o coração, etc, etc?...
    Sinceramente, se não existir um método para conseguir o equilíbrio físico e mental aí sim entrega pra Deus, conforme-se com a triste condição que você se colocou. Pq Deus nos fez perfeitos e se chegamos a esse nível de destruíção, sim, porque por doença física, mental ou espiritual fomos nós mesmos que assim nos permitimos ficar.
    Agora, não é pq estamos gordos, que devemos andar relaxados. Acredito num equilíbrio entre corpo e mente, e, esse é o gde desafio de nós gordos temos que enfrentar.
    Pergunte a uma pessoa (homem ou mulher) que conseguiu o peso ideal seja por cirurgia ou por determinação como se sente, quais foram as mudanças em sua vidas?
    Outra coisa, vc com esse rosto bonito já se imaginou mais magra? sairia da classificação de rosto bonito para rosto lindo rsrs
    Mas, o gde barato é o EQUILÍBRIO!! Ser saudável fisicamente e não esquecermos de lapidar o nosso coração. Sermos pessoas iluminadas e fazer a nossa caminhada nesta vida mais digna, sem nos preocuparmos de "mostrar" para os outros o qto somos felizes mesmo carregando tanto "peso".
    Bom Luciana, esta é a minha opinião. Espero não ter sido agressiva ao expressar-me.
    GOSTO MUITO DE VOCÊ E É SINCERO.
    BJO NO SEU CORAÇÃO!!
    Ah... eu sou a anônima do post de 16 de maio.

    ResponderExcluir
  10. PARA O ANÔNIMO..QUE TAL ASSINAR SEU NOME NA PRÓXIMA?NÃO SEI SE VC REPAROU MAS N TEM NENHUM POST MEU EM MAIO...ENTÃO FICO NA MESMA SEM SABER QUEM É VC..ACHO QUE SE QUER CRITICAR, OK MAS PELO MENOS TENHA CORAGEM E OUSADIA DE MOSTRAR A CARA E ASSINAR O NOME..SEM SE ESCONDER NUM "ANONIMO"..CRITICAR SEM DAR A CARA P BATER É FÁCIL NÉ?

    TE RESPONDENDO:
    1ª COISA QUE VC FALOU: N ESTOU REVOLTADA COM A MENINA DO BLOG,SÓ ACHEI A IDÉIA DELA EQUIVOCADA..
    ELA NÃO CONHECE NADA DE GRIFES PLUS SIZE P QUERER VIR FALAR DELES..O TRABALHO DELES É SÉRIO..E É GRAÇAS A ELES QUE PESSOAS DIFERENTES COMO EU TEM DIREITO DE SE VESTIR BEM E NA MODA..
    SEM PRECISAR LUTAR PARA SER ALGO QUE EU NÃO SOU E NUNCA SEREI...

    2ª COISA: SUA FALA MOSTRA MTO PRECONCEITO..SE VC É GORDINHA TB PIOROU PQ MOSTRA Q TEM PRECONCEITO COM AQUILO QUE VC É..EU TENHO NOJO DE GENTE PRECONCEITUOSA!
    EU NÃO POSSO RESPONDER PELOS OUTROS MAS RESPONDO POR MIM QUANDO DIGO QUE ME OLHO NO ESPELHO E ME SINTO GOSTOSA SIM!!!!

    3ª COISA: QUEM AQUI FALOU EM DESCUIDAR DA SAÚDE POR SER GORDO???VE-SE QUE VC N LÊ NEM O MEU BLOG E NEM OS BLOGS AMIGOS AO MEU..PQ A COISA Q MAIS BATEMOS É NA SAÚDE INDEPENDENTE DE QUANTO VOCÊ PESAR..
    SE A PESSOA N ESTÁ SATISFEITA COM SEU PESO, EMAGREÇA..NEM EU NEM NENHUM DOS BLOGS Q EU SIGO É CONTRA A QUEM EMAGRECE, A QUEM VIVE DE DIETA NÃO...
    SOMOS CONTRA A FALTA DE RESPEITO E O PRECONCEITO DE PESSOAS COMO VC PELOS GORDOS!SOMOS CONTRA A DEIXAR DE VIVER E SER FELIZ PQ QUER SER A GISELE BUDCHEN POR EXEMPLO.SENDO QUE A ESTRUTURA FISICA DELA É TOTALMENTE DIFERENTE E POR MAIS QUE EMAGREÇAMOS NUNCA CHEGAREMOS LÁ..É ISSO QUE NÓS NÃO APOIAMOS...TEM GENTE QUE PREFERE VIVER A VIDA TODA DE DIETA OU FAZ DIETA EMAGRECE E VAI MANTENDO PELAS TABELAS..NINGUÉM AQUI E CONTRA A ISSO..NO MEU BLOG PREGRAMOS O SER FELIZ N IMPORTA COMO..SE FAZER UMA DIETA VAI FAZER VC FELIZ OK FAÇA!
    SE REDUZIR SEU ESTOMAGO VAI TE FAZER FELIZ,FAÇA!
    AGORA N QUEIRA IMPOR O QUE P VC É MODELO DE FELICIDADE, P TODO MUNDO!!!!
    EU RESOLVI Q SO SERIA FELIZ ME AMANDO E ME ACEITANDO E FOI O QUE EU FIZ..E EXIJO RESPEITO NA MINHA ESCOLHA!

    ResponderExcluir
  11. Bom Luciana, pela sua reação tenho que lhe pedir perdão pois acabei magoando-a talvez por não ter conseguido me expressar corretamente.
    Não sou preconceituosa de forma alguma, agora sinceramente não vejo beleza num corpo com 30, 40 quilos acima do seu peso.
    Tá saudável, beleza... mas até quando o corpo vai aguentar um bombardeio de frituras, doces, comidas em excesso? porque não adquirimos esses excessos através de uma alimentação saudável concorda?
    Achei que poderia expressar-me primeiro pq também sou gorda. Que bom que temos pessoas preocupadas trabalhando para que tenhamos roupas legais e bem transadas. Mas, ainda acho que temos que ser saudáveis, de acordo com a constituição física de cada um e não ser uma Gisele Budchen da vida, mesmo pq ela é como é sem esforço nenhum.

    Caramba, escrever pra elogiar pooode, mas ter opinião contrária não, né Luciana?
    Qto ao anonimato, você tem razão. Quer dizer, em parte. Conhecendo como a conheço evitei pois temia que nível da nossa conversa pudesse cair em caso de idignação por sua parte. Mas você mudou mto, amadureceu. Agora fiquei em dúvida qto a este parágrafo, mas é a pura verdade. Se fosse há uns dois a três anos atrás você usaria um monte de piiiiiiiii pra me responder.
    Mas sabemos que para mostrar nojo, ódio, indignação podemos fazer com luvas de pelica.

    Agora, não se preocupe, não mais farei comentários no seu blog. Isso é pq a respeito certo? palavras de elogio vc já tem o bastante.
    E qdo escrevi não estava me referindo a você, nunca tive a pretenção de impor nada a ninguém só que qdo uma pessoa faz um blog e escreve o que quer (por direito) está sujeito a ouvir opiniões contrárias...

    Seja feliz e continue se amando de verdade.

    ResponderExcluir
  12. ComentárioEu acho que é importante a pessoa se aceitar como obesa, mas não para permanecer gorda, e sim para ter a consciência de que obesidade é doença. Portanto, se ela se aceita e tem uma boa auto-estima, vai querer restaurar sua saúde. Pessoas obesas (doentes) e anorexicas (doentes) precisam se aceitar como doentes para poderem mudar. Sou totalmente contra conformismo com obesidade, pois obesidade é doença e doença nenhuma deve ser aceita, muito menos incentivada. Realmente, existe uma ditadura da magreza e existe SIM muito preconceito contra obesos que traz sim MUITO sofrimento a eles. Mas acho que o preconceito contra o obeso pode servir de “limonada” para que ele se esforce para emagrecer por questões de saúde…pense: se não existisse o preconceito contra os obesos, a maioria estaria aí, morrendo das doenças que a obesidade causa….obeso esperto é obeso que quer deixar de ser obeso. Não para ser aceito, mas para ser saudável. E se não fosse o incômodo causado pelo preconceito que eles sofrem, a maioria estaria acomodado, pois não é nada fácil emagrecer. Não acho que a obesidade deva ser incentivada nem aceita, pois é doença. Mas a exigência por um padrão de magreza inatingível é realmente um grande perigo e jamais deveria ser incentivado, pois excesso de magreza forçada também é doença. Eu acho que as pessoas deveriam aceitar suas imperfeições e as imperfeições dos outros, pois perfeito, só Deus. Um pneuzinho aqui, um quadrilzinho largo ali não mata ninguém e são só meras características, que deveriam servir de fator de subjetividade, já que padrão sugere pessoas iguais em larga escala….e é bem chato ver as pessoas perdendo suas identidades, não se reconhecendo mais no espelho, só pq tem que se enquadrar em um padrão para serem aceitas. Hoje em dia vc não vê mais pessoas com cabelos de cores e texturas naturais, pq as pessoas simplesmente se descaracterizam para se enquadrarem nesses tais padrões tão cruelmente cobrados. Concordo com vc sim, qdo diz que, em nossa sociedade, quem não pertence ao padrão estabelecido é simplesmente posto de lado, descastado. Seria muita hipocrisia dizer que não. Mas o ideal é que isso não existisse, ou fosse minimizado. Por isso, graças a Deus, existem as leis.
    Existe preconceito contra gordo sim! É é uma ditadura tão cruel que nem sequer uma barriguinha pneuzinho de bicicleta é aceita com naturalidade. Até as pessoas com sobrepeso são tratadas como obesas. Não se pode engordar 5 kg que já virou mostro! Pura verdade! Imagine o que não fazem com os obesos mórbidos! Por isso as pessoas estão virando anorexicas ou se entupindo de remédios para emagrecer ou até mesmo se entupindo de coisas para ganhar músculo e arrebentando as articulações nas academias!
    É realmente muito difícil a pessoa se aceitar sem nenhum incentivo, se aceitar vendo que ninguém a aceita. É fácil falar para o gordo não ligar, difícil é estar na pele dele! atualmente, nenhuma “imperfeição” é aceita! Essa é a verdade! Não existe respeito às características individuais das pessoas. Querem que as pessoas sejam cópias em larga escala de um modelo estabelecido pela mídia. As parcelas da sociedade que não se enquadram nestes padrões e que por isso são execradas devem lutar por seus direitos! Eu apóio tudo nesse sentido!

    ResponderExcluir
  13. Mais veja so o que eu vejo na internet, uma PEDAGOGA de nivel superior fazendo apologia a moda pluz size! Que coisa interessante! Cada vez que visito os blogs que fazem " apologia a moda pluz size" eu fico indignada! Outro dia vi uma fazendo a mesma apologia a " moda pluz size" e era uma psicóloga, que por muita coincidência também sou psicóloga!
    Eu gostaria de saber minha flor se é que você da aula em alguma escola o que você fala para seus alunos quando eles sofrem Bullying? Você diria algo assim : Vamos avante, somos reprimidos pela sociedade, sejam obesos, não vamos deixar se abater pela depressão nem pela repressão que fazem aos obesos? E aos seus filhos o que você vai ensinar? Pode ser que eles não sejam obesos porque não podemos generalizar mais obesidade também é genético!
    Falando no seu linguajar minha flor OBESIDADE MATA, OBESIDADE TRAS VÁRIAS DOENÇAS HORRÍVEIS PARA SAÚDE! A OBESIDADE É UMA DOENÇA! Temos que parar de falar que a moda pluz size não é apologia a obesidade porque é mentira e uma mentira. Hoje o obeso veste 48, amanhã 50, e depois de amanhã 53 e por ai vai embora. Na moda pluz size o obeso se acomoda, e tirando de letra que as modelos pluz size não chega nem perto do que é ser obeso ou gorda, como quiser chamar : gordo, gordinha, obesa, fofa, fofinha, na verdade cai tudo na mesma coisa GORDO.
    Falando da minha história passei por duas gastroplastia, uma quando tinha sua idade e dez anos depois passei por outra, a primeira foi o médico que foi anti ético e agora a segunda.
    Essa história de que a sociedade tem que aceitar o obeso é conversa fiada, que a sociedade tem que emtubar o obeso é papo, porque na pratica isso não funciona! Fiz milhões de amigos, fui em milhões de festas, mais na hora da escolha era as louras e as magras que eram escolhidas, porque homem não gosta de mulher obesa(gosta sim pra sexo). Não acho que todos devemos nos enquadrar ao nivel que a mídia impõe mais também usar de apologia é errado
    Obeso sofre, chora, quer um salto agulha não pode porque é gordo demais, quer uma roupa de vitrine não cabe, é humilhado, escrachado na frente dos outros, não falam na frente mais falam por trás
    A sociedade não quer saber do seu caráter, das suas boas ações, das suas atitudes. Então essa de vamos nos aceitar é balela....
    Eu não tenho vergonha de dizer que quero ser magra porque quero ser magra e estou, já perdi 20 kg e pode apostar melhorou muito a minha vida, muito mesmo, eu sofri muito, que nem cachorra sem era nem beira, mais valeu cada centavo que eu paguei porque essa segunda deu certo, eu era triste demais, ontem fui na loja e comprei dois salto agulhas, não fiz para andar em passarelas, fiz primeiro pela minha saúde e depois fiz sim para ser aceita, porque eu estava cansada de ser negada pelo outros, e quando olhava no espelho eu pensava: não um dia vão ver meu caráter e se apaixonar por você, hoje eu dou risada disso, porque eu enganava a mim mesma.
    Com a moda pluz size foi a mesma coisa, foi indo indo indo eu estava usando n° 54 sem notar.
    Hoje estou no n°46 e vou muito mais além, vou para o n° 38
    Ser obeso é penoso, sofrido e triste é muito triste ser obeso
    Ate a Fabiana Karla fez a cirurgia com o Lazarotto, não fez a redução mais desviou o intestino porque creio que nem ela aguentava mais ser gorda
    Ah você disse que se ama, enfim parabéns, são das poucas que eu vi na vida que se ama obesa, mais cuidado, cuida da sua saúde, cuida de você.
    Se você fez um blog é para ouvir as opiniões, e refletir sobre elas e não para ser grossa com seus seguidores
    Senão faz assim flor, pega uma faixa bem grande e sai na rua com uma faixa escrita assim VAMOS ACEITAR OS OBESOS AGORA!
    Vai ser motivo de piada mais você tem o direito de tentar!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS