quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

LER É BACANA!


Estava eu vendo o canal Discovery Home Health quando me deparei com o depoimento da escritora Thalita Rebouças e em sua fala ela falou sobre sua campanha:Ler é bacana!Uma resposta para quem diz que ler é chato.
Ela fez botons, posters de sua campanha..
E eu claro apóio essa campanha totalmente..
E aproveitei a idéia para vir aqui fazer minha crônica sobre isso.
Minha adolescência foi mais enfurnada numa biblioteca que tudo.Não foi uma época privilegiada para mim, eu não tinha amigos na escola, os meus amigos eram os livros.
Recreio eu corria para a biblioteca e sempre pegava um livro.
Quando voltava à sala mto de meus colegas diziam:N sei o que vc faz tanto nessa biblioteca, ler é tão chato..E vc lê livros mto rápido nem dá para acreditar, parece que hj vc pega um livro no máximo em dois dias vc devolve tá doido...
Com tanta coisa melhor para se fazer..
Educação física quando dava eu fugia para a biblioteca, para meus colegas eu era uma doida por odiar educação fisica e preferir um livro do que jogar..rss
Os adolescentes no geral odeiam ler.Eles não enxergam a importância tão grande que tem ler..Não só melhora o vocabulário e ajuda a escrever, como quem lê adquire cultura, conhecimento, descobre um mundo novo..
Quando vc lê vc pode ser o personagem que quiser, vc entra na trama, vc sente as coisas e é como se vc estivesse vendo todos os fatos pq vc cria a imagem mental..
Eu imaginava tudo os penteados, as roupas, a textura, os olhares, tudo..
Não é a toa que se fala mto a frase: quem lê viaja..
Eu adorava essa viagem de me ver como a personagem principal, de me imaginar em outros países, vendo outras culturas, fazendo outras coisas..
O mundo de sonhos..
Eu sempre disse que quando vc lê e entra no universo mental do livro que vc está lendo, nele tudo é permitido..Vc tem liberdade de tudo..
E o hábito de ler nunca fica chato, pq sempre surgem novos livros, com novas idéias e com isso hj vc pode ser uma princesa, amanhã uma detetive ah lá agatha cristie desvendando um assassinato, depois vc pode ser uma aventureira fazendo um safari, em outro vc pode ver a realidade dos campos de concentração e a perseguição dos judeus como no diário de ane frank, ou ser uma bruxa como Brida de Paulo Coelho, ou entender um pouco mais de filosofia no livro o mundo de sofia, ou entender a realidade de séculos passados com livros como Lucíola.
O que o jovem tem que entender é que adiquirindo o hábito de ler ele só tem a ganhar..Mtos livros inclusive ajudam a entender os assuntos que eles estão estudando em sala nas diversas disciplinas.
Mtas coisas podem acabar com a globalização mas duvido que os livros vão deixar de existir.
Desde o início nas primeiras sociedades tribais o homem sempre sentiu necessidade de escrever sobre sua realidade, sua cultura para as gerações futuras.
Tudo começou nos papiros..E sem esse material jamais saberíamos como foram os outros séculos, os custumes, a cultura, as roupas, a linguagem.
E continuamos com esse hábito de escrever, publicar para preservar a memória.
Fora que nada mais gostoso do que pegar no livro, sentí-lo, ai aquele cheirinho de livro novo...ADORO!
Não consigo ler um livro no computador..As vistas doem, é uma relação mto fria..
O livro impresso tem mais intimidade, mais proximidade.
É como se o autor dele abrisse a porta daquilo que ele acredita e da mensagem que ele quer passar para nós..
Por tudo isso que quando alguém falar: ler e chato vamos responder bem alto:LER É BACANA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS