quinta-feira, 3 de março de 2011

Indicação de filme: Jerry Maguire - A Grande Virada

Oi gente!!!!Olha que maravilha: pertíssimos do carnaval!!!
E aí quais são os planos de vocês?Bom eu vou ficar por aqui em casa mesmo, mas estou feliz porque receberei em minha casa uma tia que não vejo há muito tempo!
Bom para aqueles que não curtem muito carnaval, ou vão ficar em casa nada melhor do que locar uns bons filmes não acham??
Acho que essa parte de mim ainda não dividi com vocês:sou cinéfila assumidassa!!!AMO ver filmes no dvd e AMO ir ao cinema!
E hoje quero dar uma dica de filme que assisti ontem e que realmente era o que eu estava precisando ver!
O filme se chama: Jerry Maguire - A Grande Virada.


O filme conta com a atuação maravilhosa de Tom Cruise como Jerry Maguire, Cuba Gooding Jr. como Rod Tidwell e Renée Zellweger como Dorothy Boyd.• Sinopse: Jerry Maguire é um agente esportivo que certa noite escreve uma declaração sugerindo que os agentes de esportes tenham menos clientes e sejam mais humanos para com eles. Por isso acaba perdendo seu emprego e todos os seus clientes, exceto Rod Tidwell, um jogador de futebol americano que é o único a continuar apostando em Maguire. Jerry agora terá que se virar para promover o jogador sem estrutura nenhuma.  



Um dos comentários que mais gostei sobre o filme foi dado por um tal Mateus Souza nesse site: http://www.cineplayers.com/filme.php?id=720

"Tom Cruise é um ator extremamente carismático. Mesmo interpretando anti-heróis ou qualquer outro tipo de personagem incorreto, ele necessita de pouco mais de um par de cenas para trazer a platéia para o seu lado. É verdade que, desde quando assumiu de vez a Cientologia e pulou no sofá da Oprah, sua popularidade vem diminuindo – seu mais novo filme (Encontro Explosivo) está sendo um fracasso de bilheteria nos EUA. Mas, mesmo assim, o ator ainda é referência nesse quesito (carisma, não fracasso de bilheterias...). Tudo isso que falei é evidente em Jerry Maguire – A Grande Virada.

O filme, outro ótimo trabalho do diretor/roteirista Cameron Crowe (Quase Famosos), conta a história do personagem-título (Cruise) um agente esportivo de grande sucesso e pouco escrúpulo que, em meio a uma crise de consciência, escreve um memorando, ou melhor, um “planejamento de metas”, defendendo a diminuição do número de clientes e uma maior aproximação desses. Que os atletas sejam tratados de forma mais humana, mesmo que isso signifique menos lucro para os agentes.

O resultado é certo: Maguire é demitido da empresa na qual trabalha e perde todos os seus clientes. Sua vida pessoal e profissional vai do céu ao inferno em poucos dias. As únicas coisas que lhe restam são um peixe, a contadora e mãe solteira Dorothy Boyd (Renée Zellweger) e o jogador decadente Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr., em sua melhor interpretação no cinema) – o único cliente que confiou em Maguire.

É dessa forma que Maguire, mesmo a contragosto, acaba executando todas as lições de aproximação e humanidade que concebeu em seu “planejamento de metas”. Criando com Tidwell, antes só um cliente de segunda categoria, uma relação não apenas profissional, mas de amizade, ao mesmo tempo em que cria com Dorothy uma ligação bem diferente daquelas que já criou em sua vida.

A transformação (de agente sem caráter a herói) passada por Jerry Maguire é muito bem retratada por Cameron Crowe, que sabe como poucos misturar drama e comédia sem cair no caricato.

Mas, apesar de bem escrito (o roteiro foi indicado ao Oscar) e dirigido, o filme não funcionaria sem o carisma de Cruise, que conquista a platéia desde a primeira cena. O ator, indicado ao Oscar por esse papel, está bem à vontade, demonstrando talento tanto nas cenas cômicas como nas dramáticas.

Outro destaque é Gooding Jr. (premiado com o Oscar). O ator está hilário como o ganancioso jogador de futebol (americano) que pede de forma singela, em uma das melhores cenas do filme: “me mostre o dinheiro, me mostre o dinheiro”. É uma pena que a carreira de Gooding Jr. tenha seguido um rumo tão irregular.

Jerry Maguire – A Grande Virada é um filme que fala do fracasso e do sucesso, da maneira que devemos encarar os dois – tema que seria revisitado por Crowe, mais tarde, em Tudo Acontece em Elizabethtown. Um bom filme, levado não só pelo talento do seu diretor e roteirista, mas também pelo carisma (e talento) de seus atores, principalmente de Cruise."



Outro site ( http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=564 ) que eu também gostei do que escreveu, ainda foi além, além de dar a indicação do filme se aprofunda no que esse filme quer nos passar como mensagem (pode ser grande mas valhe a pena tirar um min p ler esse texto):

"Quanto nos custa a verdade? Há vários momentos em nossas vidas em que nos sentimos compelidos a dizer tudo o que realmente pensamos ou acreditamos mesmo que isso magoe os sentimentos de outras pessoas. Quando as palavras são apenas ditas, jogadas ao vento, colocadas para fora com a força de nossos pulmões, as implicações já são grandiosas... Imaginem então o que ocorre quando resolvemos escrever o que pensamos...
Somos sempre muito cuidadosos quanto as nossas declarações. Procuramos agir dentro daquilo que nos parece mais razoável e, de quebra, adequado para cada ambiente no qual estamos inseridos. Vivemos a era do “politicamente correto” e, por esse motivo, criamos filtros individuais através dos quais procuramos separar o “joio do trigo” e evitar declarações bombásticas ou polêmicas.
Não é isso o que desejamos fazer em grande parte das situações que vivenciamos em nosso cotidiano. Quando lidamos, por exemplo, com nossas chefias será que nos atrevemos a dizer tudo o que realmente pensamos acerca das empresas em que trabalhamos e das políticas/ações escolhidas pelas mesmas?
Muitas vezes engolimos nossas palavras, nossa ética pessoal, os princípios que regem as nossas vidas apenas para não contrariar nossos superiores ou, em certas circunstâncias, para não destoar do grupo.
Jerry Maguire – A grande virada nos coloca em contato com uma situação em que o protagonista (Jerry Maguire, em atuação elogiada do astro Tom Cruise) se sente compelido a dizer o que realmente pensa de seu ramo de atuação (agenciamento de atletas famosos ou promissores) com a finalidade de redirecionar e reorientar as ações de seus colegas de trabalho e da própria firma onde atua.
Saudado por todos pela coragem de suas palavras e pelo idealismo de sua proposta, Jerry Maguire vive o céu, ou seja, a recompensa celestial por sua honestidade. O problema é que a fronteira que separa a salvação das almas da danação no fogo do inferno é tênue e, em função disso, Maguire é demitido por conta de seu memorando/projeto.
Isso quer dizer que não vale a pena ser sincero e colocar o coração quando dizemos ou escrevemos alguma coisa? Quantas situações similares a de Jerry Maguire já foram ou são vividas mundo afora? E o inverso dessa comédia de erros (em que os sonhos, propostas e a própria ética do homem são desprezados em favor da continuidade de políticas de resultados que ignoram ou menosprezam o fator humano em suas realizações), já aconteceu? Quando? Onde? Como?
Penso que não bastam as intenções. Temos que pensar e agir. Propor e concretizar. Temos que nos expor, colocar nossas opiniões e projetos mesmo sabendo que corremos o risco de sermos criticados ou corrigidos. Afinal de contas, os erros e o eventual aperfeiçoamento de nossos projetos de vida acontecem a partir da socialização e divulgação dos mesmos.
Afinal, é preferível morrer defendendo as bandeiras em que realmente acreditamos a ter que sucumbir atrelados aos sonhos alheios...
Ser bem sucedido profissionalmente é o que todos aspiram. Nem sempre isso acontece, mas na vida de Jerry Maguire (Tom Cruise) a carreira ia de vento em popa, com os bons resultados surgindo um atrás do outro. Tudo isso era apenas fruto de um trabalho sério e árduo em busca do melhor para seus clientes e, consequentemente, para a firma onde Maguire trabalhava.
O melhor de tudo, no entanto, era que todos na empresa também adoravam Jerry. Alguns chegavam mesmo a idolatrá-lo. Tudo isso inebriou o jovem agente de alguns dos maiores atletas norte-americanos do circuito profissional. Toda sua popularidade, aliada aos seus empreendimentos bem sucedidos, o levou a acreditar que podia dizer tudo o que pensava e o que realmente gostaria de fazer profissionalmente...
Jerry acordou no meio da noite, num dos finos hotéis que tinha que freqüentar profissionalmente e desandou a escrever um projeto acerca da profissão que exercia e suas perspectivas. Falou sobre a necessidade de sermos mais humanos, sinceros e dedicados e afirmou que os agentes desses esportistas deviam se dedicar a menos atletas, dando a cada um deles uma atenção especial, digna de um amigo.
Foi aplaudido pelos colegas após a divulgação do documento que escrevera. Mal sabia que tinha acabado de assinar sua carta de demissão. Poucas horas depois estava na rua, com o memorando embaixo do braço, esquecido e abandonado pelos amigos (exceto pela secretária Dorothy Boyd, interpretada com talento por Renée Zellweger) e sem os clientes que antes representava (a não ser o jogador de futebol americano Rod Tidwell, em outra marcante atuação de Cuba Gooding Jr.)
Sua sinceridade o levara ao fundo do poço. E essa viagem, não tem volta? Ou é possível reverter o resultado quando realmente acreditamos no que estamos fazendo e contamos com o apoio de alguns poucos, mas realmente leais, escudeiros?
“Jerry Maguire – A grande virada” é um filme que surpreende e conquista os espectadores em virtude de seu roteiro bem estruturado, do ótimo elenco, da direção segura de Cameron Crowe e, principalmente por nos fazer crer que vale a pena lutar por nossos sonhos e pela verdade...



Esse menino aí é um fofooo!!!rss

Bom já tiveram falas brilhantes coladas aqui à respeito do filme..Só me resta dizer o porquê de se encaixar com um certo momento de minha vida.Eu sou como o Jerry, por ser fiel ao que acredito e talvez por falar verdades que mais ninguém tenha coragem sou criticada o tempo todo..Não sou muito popular,não tenho muitos amigos e tem mesmo pessoas que me odeiam.
Passei por um momento nessas últimas semanas meio perdido, sem saber para onde ia, sem saber se deixava de lado a profissão que escolhi para tentar outra..
Ás vezes você viver de acordo com o que acredita é muito difícil!Você pode ficar como o Jerry: sem emprego, sem dignidade e por muitas vezes questionar se você não devia fazer como os outros e deixar a maré te levar..
Mas ao final você percebe que por mais que queira e tente veementemente ser como os outros você nunca será!!!
Algo em você é diferente,pensa diferente,age diferente e quer saber o porquê das coisas..
Você quer fazer a diferença não quer ser apenas mais um!!!
Só os diferentes são pioneiros e tem idéias que muitos ridicularizaram a princípio e ao final tem que engolir em seco e te dar parabéns!
Com isso decidi continuar na minha área e lutar por ela..
Vou me especializar, estudar e vou correr atrás dos meus sonhos e ninguém vai me impedir!
Vou perceverar,mostrar quem eu sou e um dia esses todos que me criticaram terão que engolir em seco e ver o meu sucesso!!
Para muitos posso ser sonhadora, louca, tola, esquisita, intempestiva, chata, impulsiva mas pelo menos quando ponho minha cabeça no travesseiro durmo com a paz dos anjos...A paz que só tem quem nunca fez maldade a ninguém, a paz que só tem quem nunca passou por cima de ninguém por dinheiro, a paz de quem prefere o pouco com dignidade e caráter do que o muito com o rabo preso.
Trecho de minha autoria Luciana Fernandes

3 comentários:

  1. Oi minha linda, tudo bom?
    Nossa, quero assistir!
    Bom feriado, flor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Já vi e revi esse filme tantas vezes que sei quase as falas de cor

    muito bom em tudo

    www.delitosperdidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cadê você Lú?!! O feriado já acaboooou! Huahauhauhauahuha!! Menina, estou participando de um concurso!! O Revelação 2011!!! Vota em mim?! É só ir até o Blog da Any Muniz e deixar um comentário! http://twixar.com/QgFRXbv !! Beijos e volta logo!! Você faz falta na Twitolandia!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS