segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Gordos são cidadãos e tem que ser vistos como tal!

Oi gente!Segunda-feira dia internacional da preguiça!hehe Mas que calor hein?Como vocês estão?
Bom conversando com uma amiga minha hoje ela me disse que estava com saudade dos meus textos,principalmente os polêmicos (adoro polemizar rss).Então resolvi fazer um texto como os meus posts polêmicos das antigas aqui no blog.
Não sei se vocês sabem mas no começo no meu blog eram só textos,os looks vieram tem pouco tempo e comentários sobre mundo da moda também vieram tem poucos dias..hehe Mas não quero e não vou deixar o lado jornalístico de lado jamais!!!
Bom voltando ao texto de hoje quero falar de duas matérias recentes que saíram na mídia :

Uma foi uma matéria da Veja que disse:"Pesquisa aponta que pessoas com quilinhos extras conseguem driblar mais doenças e acabam até mesmo vivendo mais."



E a outra matéria da folha de são paulo em contrapartida afirma:"Candidatas a um cargo de professora da rede estadual paulista afirmam que foram impedidas de assumir o trabalho por serem obesas."



Quem quiser ler as matérias na íntegra só clicar nos links..

Bom começando pela matéria da veja, achei fundamental essa matéria nessa fonte.Se fosse qualquer jornal ou revista mais simples,ou de pouco nome todos contestariam ferozmente essa matéria afinal nossa sociedade não adora ligar a gordura com morte e/ou doença???

Nessa matéria vemos que as pessoas exageram demais, como afirmou uma das pesquisadoras Linda Bacon: “Os riscos que a gordura representa para futuras doenças ou para a diminuição da longevidade têm sido exagerados”.

Os órgãos de saúde públicos tem feito o enfoque errado, ao invés deles focarem que pessoas gordas ou não tenham uma alimentação correta e balanceada, com presença de frutas e legumes e façam exercício físico ao menos 3 vezes por semana, não eles enfocam na gordura, que a pessoa tem que emagrecer a todo custo para ser aceita.

Com isso aumenta o número de gordos deprimidos em psicólogos e terapeutas,e gordos no efeito sanfona que é muito mais prejudicial a saúde do que ser obeso em si.
É para isso que eu e muitos blogs amigos lutamos e não nos calamos:pela desmistificação da obesidade!Quem é o obeso para a sociedade?É um ser que não faz nada na vida além de comer..Ele não sai,não estuda, não namora, não tem sexualidade (e se pensar em ter esta é logo reprimida)..Enfim ele passa o dia todo na geladeira comendo.
Parece piada mas não é, a maioria das pessoas pensa desse jeito..E transmite isso direta ou indiretamente em seus blogs,twitters, orkuts e etc.Afinal o que estão fazendo com a tal Paula do BBB do que mandar ela p a geladeira para comer, pq é só isso que ela sabe fazer?Vejo cada frase nojenta preconceituosa no twitter que me enoja.Estamos no seculo XXI mas vivemos como se estivéssemos no século XVIII.Eu concordo que ela tem sido vulgar em alguns pontos,mas se você reparar as pessoas que assistem BBB veem ela apenas como a pessoa obesa e comilona..Como se ela não pudesse ter inteligência ou outros pontos fortes..

Mesmo que entrasse uma fofinha inteligente e questionadora feito eu no BBB ainda assim a audiência veria como a gorda comilona e pronto acabou..As pessoas não querem ultrapassar o primeiro olhar, elas taxam o obeso de sedentário,comilão e preguiçoso e pronto.

Eu vejo os sorrisos cínicos e deboxados quando eu digo que amo comer brócolis, quiabo, e todas as folhas...

Quando falo que como pouco elas quase riem de mim e nem siquer por um momento pensam que posso ter tido um problema emocional ou hormonal em algum momento de minha vida.

Vamos ser francos: as pessoas acham que só é gordo quem quer e quem permanece gordo para eles é porque não tem força de vontade..Quantas vezes já ouvi a frase: duvido que você seja mesmo feliz sendo gorda..isso foi uma mentira que você criou para si iludir e não pirar..

E eu digo sempre: sabe porque eu resolvi me aceitar e me amar?Porque me vi como ser humano, que tem defeitos mas tem suas qualidades sim e que quer ser enxergada como um todo e não simplesmente como "a gorda" e quero ser respeitada no meu direito de ser gorda.Hellooo sociedade!Vocês estão esquecendo que somos cidadãos?Porque se você magro tem direito de ser magro porque eu não tenho direito de ser gorda?Eu sou menos cidadã que uma pessoa magra?Eu pago menos imposto só porque sou gorda?

Entrando na segunda matéria que foi a da folha de São Paulo, quando eu a li de cara logo pensei:Pera aê se eles estão recusando empossar um concursado, que fez a prova e ralou como qualquer um para entrar,só porque ele é gordo então nós gordos temos que nos recusar a pagar impostos..Porque se não somos CONSIDERADOS cidadãos e pessoas responsáveis para poder trabalhar no Estado, então não somos cidadãos para pagar imposto também.

Fico pensando se o Estado que deveria ter dever de combater qualquer tipo de desigualdade faz uma coisa dessas qualquer um vai se achar no direito de vetar ou menosprezar um obeso no meio de trabalho.
O pior foram alguns comentários abaixo da matéria que reforçam mais ainda o preconceito e a mentalidade pequena do nosso povo.Troços (porque para mim um ser desses não é nem pessoa) dizendo que o obeso já é naturalmente doente (com que embasamento científico vocês me dizem isso?)(sendo que está aí a matéria da veja para provar o contrário..)

Outros troços dizendo que o obeso é mais propenso a ficar doente..Denovo a pergunta:com que embasamento científico vocês falam isso?//

PORQUE AO QUE ME CONSTA QUALQUER UM PODE FICAR DOENTE SEJA MAGRO OU GORDO.

E mesmo algumas doenças como diabetes e pressão alta não tornam a pessoa incapaz para o trabalho..É só fazer o tratamento correto que você tem uma vida normal.

Então a única justificativa para não contratar uma pessoa gorda na sua empresa é puro PRECONCEITO..Eu acharia muito mais bonito desses troços que tem por aí que eles admitissem logo que são preconceituosos e pronto..Mas não eles preferem esconder seu preconceito em falas bonitas e prontas como se se preocupassem com a sociedade e o mundo verdadeiramente..

É aquele preconceito velado..
Se fosse um professor homossexual ou negro que fosse empedido de ser empossado pelo Estado de São Paulo no dia seguinte estaria em todos os jornais e grandes meios de comunicação falando sobre preconceito, crucificando tal atitude e blablabla mas como foi com um obeso somente ocupou umas linhas de um site e pronto..

Temos que combater qualquer tipo de preconceito e não só alguns..Isso que tem que mudar..

Eu não quero que me amem e que puxem meu saco, só quero respeito!e condições dignas de viver como qualquer cidadão merece!!

Já estava muito difícil de arrumar emprego em empresas privadas, sem nenhum tipo de Quem Indica sendo obeso,agora nem emprego público estão querendo nos aceitar?ISSO É ABUSO, É INCONSTITUCIONAL!

O obeso tem direito de exercer sua cidadania, trabalhando honestamente,tendo como se sustentar!
Porque o governo e os governantes só lembram de nós na hora dos deveres?Queremos nossos direitos também, assegurados pela constituição, preconceito com gordo tem que ser considerado crime sim, seja no trabalho,escola,nos meios de comunicação e até mesmo na internet e tenho dito!

Texto escrito por mim Luciana Fernandes

8 comentários:

  1. Quando começei a ler seu texto me lembrei de um quadro do Fantástico, que não faço ideia do nome, mas que vi ontem. Eles queriam saber se existe mesmo feijoada light. Estava indo tudo bem até que a atriz que faz o quadro começou a comer a tal da feijoada light em companhia de um cardiologista e disse: “você é Cardiologista e está comendo esse pratão??”, com uma cara que fiquei pasma. E não parou por aí. Ela disse: “não preciso me preocupar não, porque colesterol só dá em gente gorda, né?”. Graças a Deus consertaram isso com o médico, que desmentiu na hora a afirmação dela. Disse que colesterol alto e pressão alta também podem se manifestar em pessoas magras, por que não? Eu sei que a moça era atriz e estava fazendo o papel dela, ganhando a grana dela. Mas fiquei puta com o jeito como ela falou. Como se só os gordos comessem feijoada. Para ver o vídeo da matéria, aí está o link http://twixar.com/w9Nml7. Essa fala que vou colar aqui pode ser lida também no final da matéria no site da Globo, mas achei importante: “O magro pode ter colesterol alto. As doenças do coração são as doenças que mais matam no mundo e no Brasil também, como pressão alta e infarto”, explica o cardiologista. “Mas não precisa deixar de comer. O exagero que é ruim”. E isso serve para todos nós. É muito chato você ligar a TV e ver gente gorda sendo ridicularizada no BBB, no Fantástico, em tudo que é programa. Como se tudo o que fazemos é comer. E como você mesmo disse, o preconceito contra o gordo não dá ibope. Ocupa algumas linhas de alguns sites e pronto. E isso tem que acabar. Tem que ser considerado crime como qualquer outra forma de preconceito e ponto. Bom, acho que já falei d+, né? Essa foi a minha humilde opinião. Beijos Lu! Estou adorando te conhecer! Você é uma pessoa muito bacana! Seu texto está show! Vou divulgar!

    ResponderExcluir
  2. Viver , amar , sentir , ter prazer , sonhar , querer , viver !!!

    Seria divino se as pessoas pudesse deixar as outras em paz ...Sejam elas , feias , bonitas , magrelas , gordinhas, carecas , cabeludas , ricas pobres ,homo , heteros , pé grande , pé pequeno ( meu caso) ...sem dente , sorriso colgate ...Cada 1 tem a vida que tem...

    Cego é aquele que precisa apenas dos olhos para enxergar e se esquece de ver com a alma , as pessoas mais encantadoras que eu conheço , nunca admirei pelo lado de fora e sim tentei encontrar o q eu tem por dentro...Nada a não ser a capacidade torna a pessoa melhor que a outra , por tamanho, obesidade, opção sexual ...Viver do bem é a melhor vida que tem...

    Lamento por pessoas preconceituosas , lamento muito para quem fecha a porta de um emprego para alguém por seu tamanho ou pela sua cor ou opção sexual
    Pisa que eu chuto ( Gustavo Sinder )

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, adoro suas polêmicas....é isso ai tem que por a boca no trombone..kkk....eu vi a reportagem sobre as profas. do concurso publico....é uma vergonha, espero que indo pra imprensa, alguem faça algo contra esses idiotas....a pessoa se mata de estudar e depois é julgada pelo seu fisico?Fala sério ne?Adoro adoro vir aqui...bjkas

    ResponderExcluir
  4. Ah, amei! Continue escrevendo, please!
    Porque é tão difícil para as pessoas acreditarem que somos felizes mesmo com quilos a mais? Não sei se já te contei, mas já me perguntaram se eu era louca quando disse que ser gorda não me incomodava (por isso escrevo no meu blog ¨Are you nuts????¨, em ¨homenagem¨ a essa pessoa).Beijo!

    ResponderExcluir
  5. É realmente abominavel qualquer tipo de preconceitto; pior ainda é colocarem um rotulo na pessoa; ridiculo mesmo; então as moças estudaram e provaram q são inteligentes, competentes e não podem assumir pq são gordas?! fala serioooooo; eles estão supondo q por elas serem gordas são doentes; o pior é q tratam-se de medicos q fazem essa pericia para atestar a capacidade dos futuros funcionarios e eles sabem q saude não esscolhe aparencia fisica. Elas tem q entrar na justiça e irem ate a ultima instancia e entrarem de cabeça erguida nas funçoes.
    Fiquei estarrecida mesmo foi com o caso q a renata aí de cima falou sobre o q a reporter disse; ela deveria ser processada.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!!!

    Amiga, simplesmente ADOREI o texto!

    Eu não sabia da matéria da veja!

    Ela só comprova o que eu já estava "Careca" de saber!

    Parabéns pelo post!

    Estamos juntas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. ADOREI,ADORO O SEU JEITO DE SE EXPRESSAR, TO COM VC SEMPRE..RS.
    BEIJAUM LINDONA

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu...
    essas coisas são revoltantes mesmo...e o pior é que estão ai, em qualquer lugar...Agora alem de provar sua capacidade intelectual vc ainda vai ter que ser do jeito que eles querem?Lamentavel!
    Ah passa lá no blog tem um mulhão de selinho pra vc escolher!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS