terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Boa tarde meus queridos!Quero agradecer o carinho que recebi de vocês no último post..
Essa semana diferente da passada eu tô inspirada até demais e anotando no papelzinho todas as idéias de post que me surgem na cabeça..rsrsrs
E hoje quero falar de como se vestir para uma entrevista de emprego.Num próximo post falarei tb sobre roupas adequadas ao ambiente de trabalho.Não vou por tudo nesse post para ele n ficar cansativo.
Falemos então de como se vestir apropriadamente para uma entrevista de emprego..Gente para quem não sabe eu sou concurseira, faço concursos, faço um bico aqui outro acolá mas o saldo é que tô desempregada..
Mas já trabalhei num setor no qual eu entrevistei as pessoas e fiquei realmente estarrecida com o que vi.
Nessa minha experiência de entrevistadora, eram duas partes: escrita e conversa..
Nossa na parte escrita vi tanto erro de português e erros crassos do tipo:menas, seje e esteje..
Que é de horrorizar..Fica a dica: se vc n tem um bom português básico, faça algum curso pq só isso já queima seu filme..
E na hora da entrevista pessoal, fiquei surpresa que apesar de ser um tema tão falado as pessoas continuam se vestindo de maneira inapropriada para uma entrevista.
Cores berrantes, decotes generosos que mais parecem que a pessoa pensou que ia ser entrevistada por um homem, tomara que caia sem nada por cima nem bolero,nem colete,nem nada, roupas justas,calças daquelas que entram na bunda,enfim vi de tudo..
E quando vi recentemente na internet, quando joguei no google "que roupa usar numa entrevista" uma pessoa em seu site mostrando um look para ir a entrevista, que tava quase show, calça bacana, sapato,acessórios discretos, mas na blusa ela pecou..Pq usou alcinha e decote v profundo..Lembrei desse episódio de quando eu fui a entrevistadora e daí surgiu a idéia do post.
Eu sei que tá calor gente e ainda mais se vc mora no Nordeste mas não dá para usar alcinha e nem decotão né gente?
Existem blusas sem mangas sociais só procurar.
Sei que a maioria dos sites que diz como se vestir para entrevista fala do blaiser, mas ai acho que é exagero..A não ser que você esteja tentando uma vaga numa empresa dessas bem tradicionais, e você não quer perder a chance só por causa do calor né?
As vezes conseguir um bom emprego requer sacrifícios..
Por exemplo:eu odeio sapato fechado..ODEIO!Esses famosos sapatos de bico fino,scarpans de salto baixo, para mim é a morte do meu pé..Pode ser a marca melhor que for SEMPRE machuca meu pé..
Eu costumo dizer que meu pé é indígena só pode, que ama ficar descalço e só tolera chinelo..rsss
Tanto que se vcs repararem bem eu só uso chinelinho no dia a dia..Acho que vcs ainda n viram nenhum post meu de salto, é pq so tenho um sapato de salto acho e assim mesmo e plataforma o unico tipo de salto que consigo usar..
Mas tem que usar, paciência..Não vou perder o emprego pq meu pé tá todo ferrado..É a vida..
Lembro que sempre fiz asssim ia de roupa social e chinelo p o trabalho e antes de chegar no local trocava o sapato..E o mesmo fazia na volta..rsrs
Você gosta de roupas curtas e decotadas?Ok direito seu, mas no ambiente de trabalho e na entrevista é inapropriado..
Vamos as dicas que peguei nesse site: http://www.cestagio.ens.ufsc.br/comodevomevestir.htm

"MULHERES:
1) Roupas: Os trajes mais indicados sempre são os clássicos. Vestidos (fechados), tailleurs e terninhos (cuidado nos decotes). São variados tipos de roupas que bem combinados, com cores (preferencialmente claras), padrões e texturas, darão excelente resultado. Quando o assunto é saia, estas não podem ser muito curtas (três dedos acima do joelho no máximo). As cores branco, bege, preto e cinza sempre caem bem. Evite cores e/ou estampas berrantes. Você pode comprometer sua imagem e a entrevista. As mulheres tem o benefício da múltipla combinação. O importante é não abusar. Todo excesso faz mal. Uma calça ou saia, combinada com um blazer e com camisa branca ou de cor clara é infalível.

2) Acessórios: Lenços, bolsas, colares, pulseiras, braceletes, brincos e tudo mais. PARE! Use o bom senso. O seu visual tem que estar acima de tudo em harmonia. Combinando bem as roupas, e acessórios de forma básica, é a garantia para não decepcionar.

3) Maquiagem: Para não dar a impressão que está indo a uma festa,(ou voltando de uma), adote um visual leve e simples, sem nada que não pareça você mesma.

4) Calçados: A dica continua sendo: elegância e objetividade. Um salto muito alto, além de não ser adequado, pode ser até um inimigo na hora da entrevista, podendo causar sustos indesejáveis. Prefira sandálias fechadas, scarpins ou mocassins.


 
HOMENS:
1) Roupas formais: Os paletós cinzas e pretos, com com "risca de giz" ou não. A cor da camisa deve ser de preferência branca. A gravata, deve ser de cor única, tipo regimental ou com bolinhas (pequenas brancas) Cuidado: nada de gravatas temáticas com Mickey ou Pateta por exemplo. Elas até chamam a atenção, mas negativamente. Dica: por mais formal que seja o cargo, dispense na entrevista o terno (com colete). Atualidade: paletó combinado com camisa e gravata em cores escuras.

2) Roupas informais: Dependendo do tipo de empresa ou cargo (informal), pode ser recomendável usar blazer ou paletó azul, camisa azul (mais escuro do que claro) e calça sarja bege (de pregas). Camisas listradas com gravatas lisas e vice-versa. Evitar: Camisetas, calças jeans, tênis, sapatos mocassim sem meias, pulseiras ou correntes "chamativas". Aspecto Geral: Barba, cabelos e unhas sempre muito bem cuidados.

DICAS FINAIS:
Jamais chegue atrasado. Conheça mais sobre a atuação da empresa e até mesmo sobre seus concorrentes. Caso perguntem, você estará preparado(a). Jamais tenha na boca goma de mascar. Não fume! (mesmo que o entrevistador ofereça um cigarro). Não fale demais. Procure entrar no ritmo do(a) entrevistador. Por exemplo:Caso você sofra uma abrupta interferência ao responder a primeira pergunta, passe a responder rápida e diretamente a partir daí. Isso é entrar no ritmo. - Tenha auto confiança: Controle sua ansiedade. Seja cortês, franco e objetivo nas respostas. Fale francamente sobre suas experiências, habilidades e conhecimentos (Cuidado na forma de falar, não exagere!). Olhe nos olhos de seu interlocutor e procure sorrir (sinceramente) mantendo o bom humor. (Esteja preparado: um sorriso de volta não está garantido)."



Outras diquinhas preciosas:


DICAS BÁSICAS:

-Blusa de um ombro só, calças coladinhas e regata, NUNCA!

- Evite ir com aquele cabelão sexy, fazer aquela maquiagem carregada, com olhos e boca com cores super fortes;
- Cuidado com os decotes e as saias curtas;
- Para uma boa primeira impressão, prefira o básico, afinal você não sabe quem vai encontrar;
- Prefira sapatos mais fechados, pouco perfume, roupas formais e nada de mostrar muito o corpo;
- Roupas transparentes ou que marquem a calcinha... nem pensar!
- Não fale demais, nem de menos!!!
- Para impressionar? Seja você mesmo(a) sempre,sendo fiel ao seu estilo;
- Cuidado com camisetas com frases engraçadinhas, símbolos e etc. Elas não são bem-vindas em todos os lugares;
- Para parecer mais elegante, evite combinar peças de tons vibrantes com o preto, combine-as com outras cores neutras como o marinho, marrom, verde-musgo ou bege;
- Cuidado para não projetar uma imagem de desorganização, independente do lugar em que você está. Nada de bolsa da Penélope Charmosa e nem uma gravata do Mickey, ok?
- Procure ser mais organizado e levar apenas o que precisa, imagine tudo caindo no meio do corredor?
- Quer conforto? Troque os saltos por um par de sapatilhas.
- Muito cuidado com o ar de desleixo. Atenção especial para sapatos sujos ou gastos demais, calças velhas ou brilhosas por causa do ferro de passar, camisas surradas, com botão faltando ou com colarinhos amarelados, bolsa descascando ou com argolas enferrujadas, peças manchadas, rasgadas...
- Tenha sempre uma camisa branca no seu guarda-roupa, é uma peça coringa que serve para (quase) todas as ocasiões.
- Evite uma roupa tooooda branca, a não ser que você esteja se candidatando a uma vaga na área de saúde;
- Preste atenção se a roupa não fica muito folgada ou nem apertada demais. Isso pode estragar qualquer entrevista;
- Homens por favor... barba feita, cabelos cortados e bigodes aparados (se possível nem tê-lo);
- Se seu cabelo já chama muita atenção por causa da cor, do volume ou do corte, cuidado para não “pesar” nas roupas e acessórios.
- Auto-estima sempre causa uma ótima impressão, se verdadeira! É possível sentir quando a energia da pessoa é boa.

Bom gente outra dica que me deram e eu guardei comigo e sempre aplico é a de quando chegar na sala do entrevistador não sentar..Ah não ser que ele te peça:sente-se por favor.Se ele não falar nada mantenha-se em pé.Principalmente se você for gordinha..Sei que é preconceituoso,mas geralmente quando você senta correndo dá a impressão que você é preguiçosa, n tem disposição e vai viver sentada..
Isso ouvi de uma professora minha da faculdade que tb é empresária.Ela me deu aulas de imagem pessoal..É incrível como a roupa que vc usa diz quem é vc..E como tem pessoas que usam roupas que n tem nada haver com quem elas são..
Sou gordinha e também fico p da vida quando leio e ouço isso de que gordo e preguiçoso, n é esforçado e vive comendo, é foda ter que sempre provar nosso potencial, mas essa e a nossa sociedade, temos que provar potencial desde a entrevista..Espero que tenham gostado!Desculpem se o post ficou longo,tentei encurtar o máximo possível,mas é um tema que penso ser de utilidade pública!BOA SORTE COM AS ENTREVISTAS DE VOCÊS! Beijos

11 comentários:

  1. Dicas de ouro! Post super hiper mega inspirado! Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. Ai eu fui a uma entrevista onteeeemmmmmm e MEU DEUS! Vou ate postar o look...
    As pessoas estavam de barriga de fora, chinelo, sandalia suja, maquiadas com sombra roxa e duas bolinhas de blush nas bochechas ...fiquei bege! A vaga era para o setor juridico da Oi...e eu achando que estava mal arrumada! hahahhah

    Bjus e parabens pelo post, mto util mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Amei flor....eu que to à procura de trampo, é muito valido....adoreiiii..bjkas

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Postei mais um look, vc me incentivou...da uma olhada..bjkas

    ResponderExcluir
  5. Perfeito Linda,Nos gordinhas temos que ter muito cuidado da hr da entrevista calças socias com a parte escura embaixo e sempre a melhor opção acabei de passar agora para a segunda etapa no processo seletivo para a gerencia do banco satander,Muitissimo obr bJs

    ResponderExcluir
  6. perfeito! fiz uma entrevista ontem e graças a essas dicas eu consegui passar, era apenas uma vaga!
    muitoo obrigada! *-*

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não tenho calça social. Posso usar uma calça jeans escura? Tenho uma entrevista de emprego para vaga de recepcionista em um hospital segunda-feira. Adorei as dicas! Me mande um e-mail respondendo! Grata. Ana Paula

    nana_acorrea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei suas dicas, nestas horas que estamoa inseguros diante de tantas exigências é muito bom trocar expreiências.Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Eu vou e uma entrevita de trabalhor que eu quero muito entra nessa firma como eu vou me ventir sou gordinha e baixinha morena, Como eu devor ir ??

    ResponderExcluir
  10. Parabêsn pela públicação do artigo, está muito bom e facíl de interpretalo rsrs. Concordo com você quando você disse que existe algumas pessoas sem o "senso" do ambiente de trabalho infelismente,mas... O importante é reever oque está de errado e concerta néh?!! então é isso ae parabêns denovo por ajudar em nossas dúvidas. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  11. oi amei o blog, minha função é recepcionista ,estou acima do peso ,sera que conseguireirei arumar um emprego assim mesmo engordei 25 quilos na minha gravidez,me ajude por favor

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto do post,sua mensagem p mim..Desde já mto obrigada pelo carinho!VOLTE SEMPRE!BJOS